Como a Flexibilidade de Horário de Cursinhos Online Ajuda nos Estudos

A qualidade do aprendizado de um vestibulando depende de diversos fatores. Além de um bom cronograma de estudos e de materiais completos, o estudante precisa estar fisiologicamente bem. Isso quer dizer que cansaço e sono dificultam que o rendimento. Para resolver isso, estudar pela internet é uma das principais estratégias. Neste post, te contaremos por que a flexibilidade de horário de cursinhos online melhora o rendimento dos estudos.

Tempo de despertar do cérebro

Um estudo feito pelo especialista do sono Paul Kelley, da Universidade de Oxford, constatou que pessoas com idade próxima aos 20 anos idealmente devem acordar às 9h30 da manhã.
Isso porque o cérebro trabalha dois processos durante o sono, um de alerta e outro de insistência no sono. O processo de alerta é comandado pelo hormônio orexina. O processo de insistência no sono, por sua vez, é liderado pelo hormônio melatonina.
O que acontece com os jovens é que, aos 20 anos, a orexina não consegue se sobrepor à melatonina antes da metade da manhã, por volta das 9h30.

Flexibilidade de horário de cursinhos online

Essa é a razão para escolher um cursinho virtual. Em um cursinho online os conteúdos ficam disponíveis na plataforma e o aluno não precisa estudar especificamente em um local e em um horário. É ele quem escolhe a que horas prefere começar a estudar.
A flexibilidade de horário de cursinhos online permite que o aluno escolha qual o melhor horário para estudar de acordo com seu rendimento.
As conclusões do estudo de Paul Kelley explicam também por que muitos jovens não se adaptam aos estudos em instituições presenciais. As aulas geralmente se iniciam às 7h, o que é bem mais cedo do que o “horário ótimo” de despertar dos jovens.

Na prática

Markan Filho, orientador pedagógico do Kuadro, acompanha o desenvolvimento de alguns alunos da plataforma. Markan confirma a preferência em relação aos horários de estudo. Segundo o orientador, a maioria dos alunos que estudam para o vestibular integralmente no Kuadro preferem estudar no período da tarde, fugindo do início da manhã.
José Braga é aluno do curso ITA-IME do Kuadro. Ao ser questionado sobre os períodos em que mais rende nos estudos, responde: “Manhã e tarde. Mas não muito no começo do manhã, mais para o meio, por volta das 9h”.
Já entendeu como a flexibilidade de horário dos cursinho online pode te ajudar a melhorar seu rendimento, né?
Quer mais dicas e informações sobre estudos e vestibular? Continue acompanhando o Blog do Kuadro e o Canal do Kuadro no Youtube.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF