ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina
Busca avançada
Ir para Ranking

(FCMS - SC/SP - 2021)A Idade Mdia complexa. Por qu

(FCMS - SC/SP - 2021) A Idade Média é complexa. Por que a chamamos de “feudal”? Antes de tudo porque ela é dominada por “senhores” que têm subordinados chamados “vassalos”, aos quais eles concedem (“emprestam”, se preferirem) terras que lhes proporcionam uma renda e que são chamadas de “feudos”, daí o nome “feudal”.

Essa palavra designa um sistema social que os filósofos do século XVIII e os homens da Revolução Francesa detestam e denunciam, porque o povo, os camponeses, as “pessoas simples” são oprimidas pelos ricos e poderosos. Essa imagem permanece colada à Idade Média.

(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007. Adaptado.)

A partir da leitura do excerto, pode-se constatar que

A

o primeiro parágrafo descreve relações internas ao setor hegemônico e o segundo parágrafo mostra uma crítica ao sistema social medieval, feita posteriormente à experiência histórica do Medievo. 

B

a última frase do texto descreve a persistência da ideia, ainda defendida pela maioria dos historiadores, de que a Idade Média foi um período de trevas e estagnação cultural.

C

o primeiro parágrafo caracteriza a principal relação de dominação social da Idade Média e o segundo parágrafo expõe a forte crítica dos pensadores socialistas contra o Medievo.

D

o primeiro parágrafo do texto identifica uma relação interna ao setor produtivo e o segundo parágrafo aponta para uma interpretação dessa relação, desenvolvida ainda durante o Medievo.

E

a primeira frase do texto destaca a particularidade da dade Média, diferenciando-a dos outros períodos históricos, marcados pela uniformidade das relações sociais internas.