ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST 2014 - 2 FASE) Um grupo de pesquisadores d

(FUVEST 2014 - 2ª FASE) Um grupo de pesquisadores da área de nutrição realizou um experimento para verificar se o peptídeo de fórmula \(C_9H_{16}O_5N_2S\), que pode ser tóxico, estava presente em uma amostra de feijão. Para esse estudo, o grupo utilizou um espectrômetro de massa cujo funcionamento se baseia na medida do tempo que moléculas de diferentes massas, extraídas da amostra, levam para percorrer, com velocidade constante, um tubo de comprimento L, em vácuo.

a) Supondo que todas as moléculas penetrem no tubo com a mesma energia cinética E, escreva a expressão da massa m de uma molécula em função do comprimento L, da energia E e do tempo \(\Delta\)t que ela leva para percorrer o tubo.

b) Determine a massa molecular Mp do peptídeo \(C_9H_{16}O_5N_2S\).

Com os dados obtidos, foi construído o gráfico da página de respostas, que mostra o número N de moléculas detectadas em função da massa molecular M. 

c) Qual das linhas do gráfico corresponde ao peptídeo \(C_9H_{16}O_5N_2S\)? E qual corresponde a moléculas formadas pela ligação desse peptídeo com um átomo de sódio (Na)?