ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST 2014) O gráfico abaixo exibe a distribuiçã

Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente | Problemas ambientais e aquecimento global | Recursos energéticos
FUVEST 2014FUVEST GeografiaTurma ENEM Kuadro

(FUVEST 2014) O gráfico abaixo exibe a distribuição percentual do consumo de energia mundial por tipo de fonte.

Com base no gráfico e em seus conhecimentos, identifique, na escala mundial, a afirmação correta.

A

A queda no consumo de petróleo, após a década de 1970, é devida à acentuada diminuição de sua utilização no setor aeroviário e, também, à sua substituição pela energia das marés.

B

O aumento relativo do consumo de carvão mineral, a partir da década de 2000, está relacionado ao fato de China e Índia estarem entre os grandes produtores e consumidores de carvão mineral, produto que esses países utilizam em sua crescente industrialização.

C

A participação da hidreletricidade se manteve constante, em todo o período, em função da regulamentação ambiental proposta pela ONU, que proíbe a implantação de novas usinas.

D

O aumento da participação das fontes renováveis de energia, após a década de 1980, explicaͲse pelo crescente aproveitamento de energia solar, proposto nos planos governamentais, em países desenvolvidos de alta latitude.

E

O aumento do consumo do gás natural, ao longo de todo o período coberto pelo gráfico, é explicado por sua utilização crescente nos meios de transporte, conforme estabelecido no Protocolo de Cartagena.