ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

QUESTO ANULADA!!(FUVEST 2014)A regio do mdio Vale

Geografia | Geografia Física | Climatologia | Zonas climáticas da Terra | Climas brasileiros
FUVEST 2014FUVEST GeografiaTurma ENEM Kuadro

QUESTÃO ANULADA!!

(FUVEST 2014)

A região do médio Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco, tem sido, desde a década de 1980, uma das mais importantes zonas agrícolas fruticultoras, no País. Por exemplo, o total da produção dos municípios de Juazeiro, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Curaçá ultrapassa 550.000 toneladas anuais, sendo que destas, as produções de uva e manga são as principais.

IBGE, Pesquisa Agrícola Municipal, 2005

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, identifique a predominância das características do clima, do solo e do manejo agrícola responsáveis pela excelente produtividade da região nele mencionada. 

a) Curtos períodos de estiagem no inverno, com chuvas bem distribuídas nas demais estações do ano, solos bem drenados e práticas de terraceamento. 

b) Prolongados períodos de estiagem no verão, com chuvas concentradas no inverno, solos ricos em nutrientes e práticas eficientes de irrigação. 

c) Prolongados períodos de estiagem no verão, com chuvas concentradas no inverno, solos bem drenados e extensas áreas com adubação orgânica. 

d) Curtos períodos de estiagem no inverno, com chuvas bem distribuídas nas demais estações do ano, solos aluviais e extensas áreas com adubação orgânica. 

e) Ausência de períodos de estiagem, com chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano, solos ricos em nutrientes e práticas de terraceamento.

QUESTÃO ANULADA!!

*A Fuvest afirmou que a resposta correta seria a letra B mais se aproxima de uma resposta completa, mas decidiu por anular a questão devido à imprecisão. Assim, não há resposta correta, já que o clima na região é semiárido e nem uma das alternativas carregas as informações de forma completa.

A

Próxima questão

B

Marque a alternativa A