Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 2015 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 21
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) 3,64 gramas de fosfeto de clcio foram adicionados a uma certa quantidade de gua. Aps a reao completa, todo o produto gasoso formado foi recolhido em um recipiente de8,2 mL. Calcule o valor numrico da presso, em atm, exercida pelo produto gasoso a 27 C. Dados: massas molares (em g.mol-1): H = 1 ; O = 16 ; P = 31 ; Ca = 40 constante dos gases ideais: R = 0,082 atm.L.mol-1.K-1

Questão 22
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) Considere uma soluo saturada do sal MX que pouco solvel em gua destilada a 25 C. Seja a condutncia da gua destilada e ohm-cm-acondutncia da soluo. Sabendo que as condutividades inicas molares dos ons M+ e X- so, respectivamente 60ohm-cm- e 40 ohm-cm-, determine a solubilidade do MX em gua em mol dm-3.

Questão 23
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) Considere uma reao genrica e os dados cinticos para a reao direta (D) e inversa (I): a) Desenhe o grfico de energia potencial versus coordenada da reao direta. b) Determine o valor numrico da constante de equilbrio da reao. c) Qual sentido da reao endotrmico?

Questão 24
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) Uma amostra de ferro foi totalmente dissolvida a Fe(II) em 25,0mL de soluo aquosa cida. A seguir, a soluo de Fe(II) foi titulada com20mL de uma soluo aquosa 0,01mol/L em permanganato de potssio. Baseando-se nessas informaes, responda os seguintes itens: a) Qual a equao inica balanceada que descreve a reao de titulao? b) necessria a adio de indicador para visualizao do ponto final da titulao? Por qu? c) Qual ser a variao de cor e as espcies responsveis por essa variao no ponto de viragem? d) Qual o valor numrico da massa (em g ) de ferro na amostra dissolvida, considerando que no h interferentes na soluo?

Questão 25
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) Descreve-se o seguinte experimento: i. So dissolvidas quantidades iguais de cido benzico e ciclohexanol em diclorometano. ii. adicionada uma soluo aquosa 10% massa/massa em hidrxido de sdio soluo descrita no item (i) sob agitao. A seguir, a mistura deixada em repouso at que o equilbrio qumico seja atingido. Baseando-se nessas informaes, pedem-se: a) Apresente a(s) fase(s) lquida(s) formada(s). b) Apresente o(s) componente(s) da(s) fase(s) formada(s). c) Justifique a sua resposta para o item b, utilizando a(s) equao(es) qumica(s) que representa(m) a(s) reao(es).

Questão 26
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) Considere um elemento galvnico formado por dois semielementos contendo solues aquosas cidas e cujos potenciais na escala do eletrodo de hidrognio (E) nas condiespadro so Baseando-se nessas informaes, pedem-se: a) Calcule o valor numrico da fora eletromotriz do elemento galvnico. b) Apresente as equaes qumicas que representam as semirreaes do anodo e catodo. c) Apresente a equao qumica que representa a reao global.

Questão 27
2015Química

(ITA - 2015 - 2 Fase) Com base no modelo atmico de Bohr: a) Deduza a expresso para o mdulo do momento angular orbital de um eltron na n-sima rbita de Bohr, em termos da constante da Planck, h. b)O modelo de Bohr prev corretamente o valor do mdulo do momento angular orbital do eltron no tomo de hidrognio em seu estado fundamental? Justifique.

Questão 28
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) Escreva a frmula estrutural do produto majoritrio formado na reao entre 0,1 molde tolueno (metilbenzeno) e 0,1 molde Cℓ2nas seguintes condies: a) Ausncia de luz e presena de pequena quantidade de Fe(s). b) Presena de luz e ausncia de Fe(s).

Questão 29
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) Considere os compostos orgnicos metilfenilcetona e propanona. a) Apresente a equao qumica que representa o equilbrio tautomrico para cada um dos compostos. b) Qual das duas cetonas acima tem maior contedo enlico? Justifique.

Questão 30
2015Química

(ITA - 2015- 2 Fase) Desenhe a frmula estrutural (IUPAC) das seguintes espcies qumicas aromticas. a) Naftaleno b) Fenantreno c) Antraceno d) Perxido de benzola

Questão
2015Química

(ITA - 2015- 1 Fase) Para uma molcula diatmica, a energia potencial em funo da distncia internuclear representada pela figura abaixo. As linhas horizontais representam os nveis de energia vibracional quanticamente permitidos para uma molcula diatmica. Uma amostra contendo um mol de molculas diatmicas idnticas, na forma de um slido cristalino, pode ser modelada com um conjunto de osciladores para os quais a energia potencial tambm pode ser representada qualitativamente pela figura. Em relao a este slido cristalino, so feitas as seguintes proposies: I. temperatura de 0 K, a maioria dos osciladores estar no estado vibracional fundamental, cujo nmero quntico vibracional, n, igual a zero. II. temperatura de 0 K, todos os osciladores estaro no estado vibracional fundamental, cujo nmero quntico vibracional, n, igual a zero. III. O movimento vibracional cessa a 0 K. IV. O movimento vibracional no cessa a 0 K. V. O princpio da incerteza de Heisenberg ser violado se o movimento vibracional cessar. Das proposies acima esto corretas:

Questão
2015Química

(ITA - 2015- 1 Fase) Dois bqueres, denominados X e Y, encontram-se dentro de um recipiente hermeticamente fechado, presso de 1 bar e temperatura de 298 K. O bquer X contm 100 mL de uma soluo aquosa de cloreto de sdio cuja concentrao 0,3 mol L-1. O bquer Y contm 100 mL de uma soluo aquosa de cloreto de sdio cuja concentrao 0,1 mol L-1. Se o recipiente for mantido fechado e em repouso at alcanar o equilbrio termodinmico, assinale o volume final (em mL) da soluo no bquer Y:

Questão
2015Química

(ITA - 2015- 1 Fase) Considere a reao qumica representada pela equao NH3 + BF3 H3NBF3. Pode-se afirmar que o BF3 age

Questão
2015Química

(ITA - 2015- 1 Fase) Contriburam de forma direta para o desenvolvimento do conceito de presso atmosfrica

Questão
2015Química

(ITA - 2015- 1 Fase) So feitas as seguintes comparaes sobre as capacidades calorficas de diferentes substncias puras, todas temperatura ambiente: I. A capacidade calorfica da gua menor que a do perxido de hidrognio. II. A capacidade calorfica do bromo menor que a do tetracloreto de carbono. III. A capacidade calorfica do metanol menor que a do mercrio. Assinale a opo que apresenta a(s) comparao(es) CORRETA(S).

1-15 de 30chevron right center