Gabarito UEAP - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-8 de 8
Questão
2014Química

Os refrigerantes possuem dixido de carbono dissolvido em gua, de acordo com a equao qumica e a curva de solubilidade representadas abaixo. Equao qumica: CO2(g)+ H2O(l)⇌H+(aq)+ HCO3-(aq) No processo de fabricao dos refrigerantes,

Questão
2013Filosofia

UEAP 2013 Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento indagando o homem. Com base em seu conhecimento da filosofia de Sócrates, assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(Ueap 2011) “A existência precede a essência.” O que melhor define esta frase do filósofo francês Sartre?

Questão
2011Filosofia

(Ueap 2011) O VÉU E A ASA O VOO O ALVO de TALES: ÁGUA ALMA Herbert Emanuel, do LivroNada ou Quase Uma Arte O poema faz referências explícitas a um filósofo pré-socrático. Na história da filosofia, entendese por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam Sócrates. Entre as alternativas abaixo, assinale a que contém somente filósofos pré-socráticos.

Questão
2011Filosofia

(Ueap 2011) ...que é e que não é possível que não seja,/ é a vereda da Persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja,/ eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. De fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível./ nem poderia expressá-lo. (Nicola, Ubaldo. Antologia ilustrada de Filosofia. Editora Globo, 2005.) O texto anterior expressa o pensamento de qual filósofo?

Questão
2011Filosofia

(Ueap 2011)  A filosofia surge na Grécia por volta do século VI a.C. Mudanças sociais, políticas e econômicas favoreceram o seu surgimento. Dentre estas mudanças, pode-se mencionar:

Questão
2011Sociologia

(Ueap 2011) Émile Durkheim (1858-1917) foi considerado o pai da Sociologia, enquanto ciência. Segundo ele, seu objeto de estudo são os Fatos Sociais Toda maneira de atuar, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, conservando uma existência própria, independente das suas manifestações individuais (DURKHEIM, 1937, p. 129). Para ele, esses fatos são tratados como coisas. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que corresponde às três características referentes aos fatos sociais de que trata Durkheim. 1. Coercitividade: os fatos sociais exercem força sobre os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras sociais dominantes, independentemente da vontade dos indivíduos; 2. Exterioridade: os fatos sociais são exteriores e anteriores aos indivíduos, ou seja, as regras sociais, os costumes, as leis, existem anteriormente aos indivíduos; 3. Generalidade: os fatos sociais são gerais, repetem-se em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles; 4. Historicidade: os fatos sociais são estudados pela ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço; 5. Objetividade: o fato social é caracterizado pela qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais. As características são:

Questão
2009Português

(UEAP - 2009) Amor sem limite Quando a gente ama algum de verdade Esse amor no se esquece O tempo passa, tudo passa, mas no peito O amor permanece E qualquer minuto longe demais A saudade atormenta Mas qualquer minuto perto bom demais O amor s aumenta. Vivo por ela Ningum duvida Porque ela tudo Na minha vida. Roberto Carlos e Erasmo Carlos Esta cano de Roberto e Erasmo Carlos situa a mulher num plano superior, de certa forma idealizada, e reserva ao eu-potico masculino a vassalagem amorosa. Desta forma, no cenrio da potica medieval da literatura portuguesa, caracteriza-se a mulher nas cantigas de:

1-8 de 8
NOVIDADES
Kuadro