Gabarito UFBA - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-5 de 5
Questão
2016Química

(UFBA) - Os óleos comestíveis são considerados

Questão
2011Sociologia

(Ufpa 2011) A soberania não pode ser representada pela mesma razão por que não pode ser alienada, consiste essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente não se representa. (...). Os deputados do povo não são nem podem ser seus representantes; não passam de comissários seus, nada podendo concluir definitivamente. É nula toda lei que o povo diretamente não ratificar; em absoluto, não é lei. (ROSSEAU, J.J. Do Contrato social, São Paulo, Abril Cultural, 1973, livro III, cap. XV, p. 108-109) Rousseau, ao negar que a soberania possa ser representada preconiza como regime político:

Questão
2011Português

(Ufba/2011) Textos EMERGÊNCIA Mário Quintana Quem faz um poema abre uma janela. Respira, tu que estás numa cela abafada, esse ar que entra por ela. Por isso é que os poemas têm ritmo para que possas profundamente respirar. Quem faz um poema salva um afogado. AGOSTO 1964 Ferreira Gullar Entre lojas de flores e de sapatos, bares, mercados, butiques, viajo num ônibus Estrada de Ferro Leblon. 5 Volto do trabalho, a noite em meio, fatigado de mentiras. O ônibus sacoleja. Adeus, Rimbaud, relógio de lilases, concretismo, neoconcretismo, ficções da juventude, adeus, 10 que a vida eu a compro à vista aos donos do mundo. Ao peso dos impostos, o verso sufoca, a poesia agora responde a inquérito policial-militar. Digo adeus à ilusão 15 mas não ao mundo. Mas não à vida, meu reduto e meu reino. Do salário injusto, da punição injusta, da humilhação, da tortura, 20 do terror, retiramos algo e com ele construímos um artefato um poema uma bandeira In: MORICONI, Italo (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 117 e 267. Com base na leitura dos poemas Emergência, de Mário Quintana, e Agosto 1964, de Ferreira Gullar, explique a concepção de poesia de cada sujeito poético e destaque, pelo menos, dois recursos linguísticos que constituem imagens poéticas de cada texto. Justifique sua escolha.

Questão
2011Química

(Ufba 2011/Adaptada) O fósforo representa apenas cerca de 0,1% da crosta terrestre, mas é um nutriente essencial para todas as formas de vida. Ele é um componente-chave do DNA, do RNA e do ATP. O ciclo global do fósforo leva milhões de anos para se completar, porque os processos de formação de rochas sedimentares no fundo de oceanos, de lagos e de rios, sua posterior elevação e intemperização que transforma rocha em solo ocorrem vagarosamente no ciclo geológico. No entanto, com frequência o fósforo circula rapidamente entre os seres vivos ciclo ecológico sob a forma de íons fosfato,, como mostra a figura. A atividade humana tem interferido em algumas etapas do ciclo geológico do fósforo, como a de mineração de fosfato, para a produção de fertilizantes, e de desmatamento para exploração agropecuária e madeireira que é uma das causas de erosão o que resulta em descarga excessiva de fosfato para o solo e para os ambientes aquáticos. O fósforo é um nutriente limitante nos solos e ambientes de água doce, razão pela qual a sua adução nos solos agrícolas e nos lagos aumenta as taxas de fotossíntese e produtividadebiológica, o que favorece a eutrofização processo relacionado ao acúmulo de matéria orgânica em decomposição. Com base nessas informações, na figura que representa o ciclo do fósforo e admitindo-se que a rocha sedimentar fosfática é formada apenas por , existentes na água de um lago de densidade 1,0 gcm-3, e que nenhum outro equilíbrio interfere nesse processo, pode-se afirmar que, quando a concentração de íons PO43-atinge o valor de 0,1 ppm (m/v), na água desse lago: Dado: Kps(Ca3(PO4)2) = 1,0.10-30

Questão
1981Matemática

(UFBA - 81) L + 2 é o volume de um cilindro cuja área lateral é L. O raio do cilindro é igual a:

1-5 de 5
NOVIDADES
Kuadro