Kuadro
Entrar
VestibularEdição do vestibular
trovadorismo

(UFGD - 2014) 

Sobre as principais características do Trovadorismo, estão corretas: 


I. Primeiro movimento literário da língua portuguesa, o Trovadorismo surgiu em um período no qual a escrita era pouco difundida, por esse motivo, os poetas transmitiam suas poesias oralmente, na maioria das vezes cantando-as.
II. Foi marcado pela transição do mundo medieval para o mundo moderno, conduzindo as artes ao Renascimento cultural. Na literatura, deu-se a consolidação da prosa historiográfica, do teatro e da poesia palaciana. 
III. Os primeiros textos da literatura portuguesa receberam o nome de cantigas, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer, representadas por nomes como Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes, entre outros. 
IV. Inspirado na cultura clássica greco-latina, o Trovadorismo foi marcado pela introdução de novos gêneros literários, entre eles os romances de cavalaria e a literatura de viagens. 
V. Os poetas do Trovadorismo pertenciam normalmente à nobreza e, além da letra, criavam também a música das composições que executavam, muitas vezes, para o seleto público das cortes. 

A

III e IV.

B

I, II e V.

C

III, IV e V.

D

I, III e V.

E

III e IV.