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(UFRN/2013) A imagem e o fragmento textual a segui

(UFRN/2013)  A imagem e o fragmento textual a seguir fazem parte do material utilizado na Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, promovida pela Prefeitura Municipal da Cidade do Natal, no período de 1961 a 1964, sob a administração de Djalma Maranhão.



Êste “Livro de Leitura para Adultos da Campanha De Pé No Chão Também Se Aprende a Ler” não é um trabalho original; é uma adaptação, às condições locais do Rio G. do Norte do “Livro de Leitura para Adultos do Movimento de Cultura Popular do Recife”. Se a “Cartilha” do MCP é válida, como acreditamos, então, o certo é que aproveitemos esta experiência válida e apliquemo-la entre nós. Se o MCP e a “Campanha De Pé No Chão” têm o mesmo embasamento, a autenticidade de uma cultura popular e se se propõem ao mesmo fim – o de liberação popular, através da educação [...]

O Brasil não pode mais perder tempo. Por isso, com humildade e coragem, a “Campanha De Pé No Chão”, oferece êste seu livro ao Povo.

Mensagem de Moacyr de Góes, então Secretário de Educação da Prefeitura do Natal (1963), no Livro de Leitura para Adultos.


 

Considerando as ideias expressas nos documentos, é correto afirmar que essa campanha de alfabetização foi  

A

uma estratégia educacional que evidencia as diferenças ideológicas entre o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Natal e uma experiência realizada no sertão.

B

uma proposta inovadora no campo educacional, desativada por falta de pessoal qualificado para a sua execução.

C

uma estratégia política de transformação social, reprimida pelos setores conservadores da sociedade, uma vez que objetivava a conscientização popular.

D

uma proposta de escolarização que, utilizando-se de práticas populistas, manipulava as classes trabalhadoras em proveito das elites locais.