ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFSM 2011)Se a recente antropologia estrutural es

Sociologia | antropologia | 3ª escola antropológica estruturalista
UFSM 2011UFSM SociologiaTurma ENEM Kuadro

(UFSM 2011)

Se  a  recente  antropologia  estrutural  está  certa  (e  suas  hipóteses, de  fato,  elaboram  as  suposições  de Leibniz e Herder), esses modelos de parentesco, essas convenções de mútua identificação que subjazem a toda  sociedade  humana,  dependem  vitalmente  da  disponibilidade  e  desenvolvimento  da  linguagem.  A passagem do homem de um estado natural para um estado cultural, o principal ato isolado de sua história está  em  todos  os  pontos  entrelaçados  com  suas  daculdades  de  fala.  Os  tabus  do  incesto  e  os consequentes sistemas de parentesco que tornam possível a definição e a sobrevivência biossocial de uma comunidade não precedem a linguagem. Muito provavelmente desenvolvem-se com ela e através dela. Não podemos  proibir  o  que  não  podemos  nomear.  As  regras  de  casamento  exogâmico  ou  endogâmico  só podem ser formuladas e o que não é menos importante transmitidas onde existam adequada sintaxe e taxionomia verbal.

Fonte: Steiner, George. Extraterritorial: a literatura e a revolução da linguagem. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria de Estado da Cultura, 1990. p. 69/70.

Segundo o texto,

I- o autor considera a linguagem como uma condição apenas suficiente para a passagem do homem de um estado natural para um estado cultural.

II- os  estudos  recentes  de  antropologia  estrutural  conflitam  com  as  especulações  filosóficas  de  Leibniz  e Herder.

III. a capacidade de nomeação é uma condição necessária para o estabelecimento de interdição social.

 

Está(ão) correta(s)

A

apenas I.

B

apenas II.

C

apenas III.

D

apenas I e II.

E

apenas II e III.