Já é nosso aluno? Acesse a plataforma!

Questão
UNICAMP2016física

Plutão é considerado um planeta anão, com massa Mp = 1 × 1022 kg, bem menor que a massa da Terra. O módulo da força gravitacional entre duas massas 𝑚1 e 𝑚2 é dado por \large F_g = G \frac{m_1 m_2}{r^2}, em que r é a distância entre as massas e 𝐺 é a constante gravitacional. Em situações que envolvem distâncias astronômicas, a unidade de comprimento comumente utilizada é a Unidade Astronômica (UA).

a) Considere que, durante a sua aproximação a Plutão, a sonda se encontra em uma posição que está 𝑑𝑃 = 0,15 UA distante do centro de Plutão e 𝑑𝑇 = 30 UA distante do centro da Terra. Calcule a razão \large \left (\frac{F_{gT}}{F_{gP}} \right ) entre o módulo da força gravitacional com que a Terra atrai a sonda e o módulo da força gravitacional com que Plutão atrai a sonda. Caso necessário, use a massa da Terra 𝑀𝑇 = 6 × 1024 kg.

b) Suponha que a sonda New Horizons estabeleça uma órbita circular com velocidade escalar orbital constante em torno de Plutão com um raio de 𝑟𝑃 = 1 × 10−4 UA. Obtenha o módulo da velocidade orbital nesse caso. Se necessário, use a constante gravitacional 𝐺 = 6 × 10−11 N.m2 /kg2 . Caso necessário, use 1 UA (Unidade astronômica) = 1,5 × 108 km.

Alternativas


Envie sua resolução e comente o que achou da questão!

Quer passar em um

vestibular difícil ?