Já é nosso aluno? Acesse a plataforma!

Questão
UNICAMP2019química

O bioplástico PLA (poliácido lático) é obtido pela polimerização do ácido lático  (C_5H_{10}O_3) , um insumo que geralmente se origina da fermentação de açúcares provenientes do milho ou da cana-de-açúcar. Esse bioplástico é fabricado em larga escala em plantas industriais que funcionam à base de óleo cru, carvão ou gás natural. O PLA já é hoje uma realidade comercial, logo é importante que ele seja claramente identificado na embalagem para facilitar a sua distinção entre outros plásticos. Ao ser descartado em ambientes com muito oxigênio e na presença de microrganismos, esse bioplástico é rapidamente oxidado a gás carbônico e água. Contudo, em ambientes com pouco oxigênio, como aterros sanitários, o PLA se decompõe muito lentamente ao reagir com a umidade, formando gás carbônico e metano.


a) Levando em conta as informações do texto, cite e comente uma desvantagem da produção do PLA e escreva a equação química para a formação do dímero desse ácido, sabendo que ele é obtido por uma condensação (com a liberação de água). 


b) Levando em conta as informações do texto, cite e comente uma desvantagem do pós-consumo do PLA e escreva a equação química para uma das formas de decomposição do dímero do ácido lático.

 

Alternativas


Resolução

Conteúdo exclusivo

para usuários cadastrados!

Faça seu cadastro e acesse gratuitamente
a resolução das questões


Envie sua resolução e comente o que achou da questão!

Quer passar em um

vestibular difícil ?