O que cai na prova discursiva de matemática da fuvest?

Uma arma fundamental para ser aprovado em vestibulares tão disputados como o da Fuvest é a confiança. Sem ela, fica muito mais difícil passar.

Você já resolveu aquela questão de matemática típica da Fuvest onde usa várias teorias, faz várias contas e chega em um determinado resultado que lhe parece “estranho”? Tenha certeza que todos nós, do Kuadro, já passamos por essa situação. Por isso estamos aqui para te mostrar como proceder nesses momentos. E a confiança no que você está fazendo é decisiva para o seu sucesso.

Quando você, candidato, chegar até a 2ª fase da prova, lembre-se disso: você é capaz de ser aprovado. Afinal já passou pela primeira (mas não menos rígida) seleção, que foi a prova objetiva. Para aumentar ainda mais essa confiança, é muito estimulante abrir o caderno de provas, passar os olhos pelas questões e ver que os conteúdos cobrados são exatamente aqueles que você esperava.

Para te ajudar nessa tarefa de prever o que vai estar lá te esperando na hora da prova, nós do Kuadro, assim como fizemos para a prova objetivaanalisamos os últimos 4 anos da prova dissertativa de matemática:

Prova discursiva de matemática da FUVEST

Observando a distribuição dos conteúdos das 6 questões de matemática da prova, temos algumas dicas importantíssimas para você ir bem:

 

  • Não é recorrente a cobrança de assuntos como sequências, sistemas, matrizes e determinantes e estatística. Isso não significa que você não precisa saber essas matérias, mas que você não precisa colocá-las como prioridade de estudos.
  • Observe também que não existem questões de matemática básica na prova dissertativa. Entretanto, um dos grandes erros dos alunos é acreditar que não precisam dessa base para resolver questões de vestibulares exigentes. Na realidade, a parte básica se encontra no desenvolvimento do raciocínio do problema. E quanto mais aperfeiçoado você estiver na parte básica da matemática, maior são suas chances de não cometer erros e maior será a sua velocidade de resolução, fazendo com que sobre tempo para as questões mais difíceis.
  • Foque no estudo de Geometria. Todo ano a Fuvest apresenta pelo menos 2 questões dessa matéria na prova dissertativa. Somando com a grande incidência de geometria na prova objetiva, é importantíssimo estar com todos os conceitos na ponta da língua.
  • O conteúdo campeão de incidência na prova discursiva de matemática da Fuvest é o de funções / equações. Então não perca tempo! Estude funções e garanta um terço da sua prova.

Gostou? Espero que essas dicas tenham sido úteis. Deixe suas críticas e dúvidas nos comentários, pois sua opinião é muito importante para nós!

Bons estudos!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF