4 segredos de como passar no vestibular que você ainda não sabe!

Conhecer os segredos de como passar no vestibular contribuirá para que você tenha sucesso em qualquer teste que realizar. Sempre digo aos meus alunos, não basta apenas ter o conhecimento sobre as matérias, é preciso ter um controle sobre a sua rotina e ainda conhecer as melhores práticas de estudos para que os resultados pretendidos sejam alcançados com êxito. 

Pensando nisso, elaborei alguns conselhos que farão você sair na frente em qualquer prova que realizar, tanto no ENEM quanto nos vestibulares tradicionais. Continue a leitura e saiba mais!

1. Concilie os estudos de apostilas com livros didáticos

As apostilas contribuem para que você tenha uma síntese dos tópicos mais importantes da matéria em questão. Por essa razão, o ideal é que haja uma conciliação entre esses materiais com os livros didáticos, de modo que você possa contar também com o auxílio de conteúdos mais completos sobre o tema. 

Quando me perguntam sobre qual tipo de material é o mais indicado para o estudo, eu respondo: os dois. Não há um melhor nem pior. Eles se complementam! Para a escolha dos títulos que devem ser contidos em seu dia a dia, recomendo buscar por indicações de professores e/ou de colegas, tanto daqueles que ainda prestam vestibular quanto recomendações de quem já passou por essa etapa. 

É sempre recomendável verificar se esses materiais estão atualizados e de qual ano é a edição. Outro ponto de atenção está relacionado com o autor. Da mesma forma que em obras literárias essa é uma questão importantíssima que define a qualidade ou não do material, é preciso verificar quem são os profissionais mais indicados em cada área de estudo. Sempre há aquelas referências unânimes entre professores! 

2. Estude com videoaulas

“Bruno, estudar a partir de videoaulas traz resultados?”. Claro! Qualquer estratégia que um pré-vestibulando adotar é válida, desde que ele tenha foco e disciplina para abstrair o conteúdo e conseguir absorver o aprendizado adquirido de acordo com o seu ritmo. 

Da mesma forma que eu comentei sobre apostilas e livros didáticos, canais na internet podem complementar os seus estudos. Assim, de forma mais dinâmica, sempre que aprender algum conteúdo poderá verificar um vídeo sobre o tema, contribuindo para uma revisão mais efetiva do material.

No canal do Kuadro, você vai ter acesso além de conteúdo. Nele, me preocupo em abordar tópicos que contribuem para a sua rotina de estudos, dicas de aprendizado, além de nossos profissionais trazerem um panorama completo sobre as principais provas do país. 

Além de você ter acesso a histórias de aprovação para se inspirar continuamente no dia a dia de outros alunos, terá a oportunidade de conferir conselhos preparados especialmente para pré-vestibulandos, desde métodos de estudo até materiais que contribuirão para o seu sucesso nas provas. 

Conhecerá, também, técnicas de estudos comuns que trarão mais produtividade para a sua rotina, além de materiais elaborados por profissionais de diferentes áreas de atuação para que você possa ter um contato maior com a sua área desejada desde já. Não deixe de conferir!

3. Faça simulados e provas antigas

De nada adianta entender o conteúdo se você não consegue identificar a forma como eles são aplicados nas provas. Sendo assim, fazer simulados é fundamental para o seu sucesso nos vestibulares, inclusive no ENEM. A partir dessa prática, você vai treinar não apenas o conhecimento em relação às matérias, como também vai exercitar o tempo dedicado a cada uma das questões.

Conforme sabemos, o ENEM é uma prova extensa e com muitos textos motivadores que darão origem a uma pergunta. No dia que não há a redação, você terá 4 horas e 30 minutos para responder adequadamente as 90 perguntas e passá-las para a folha de garabito. Caso não tenha o controle sobre a gestão de seu tempo, certamente será um problema para o resultado. 

Além disso, o simulado contribui para otimizar os seus estudos. Por meio dele, você terá acesso a questões que sabe e a questões que ainda não tem o domínio sobre o que é pedido. Assim, vai ter a oportunidade de estruturar melhor o que é preciso ser aprendido, permitindo com que, nas próximas provas, você tenha maior conhecimento sobre o que é pedido. 

Outro ponto que destaco é o fato de que você terá maior conhecimento sobre o estilo da prova. Como consequência, não ficará tão ansioso, uma vez que vai transitar por um modelo que domina e que treinou com muito foco ao longo de sua jornada!

4. Fique por dentro de outros segredos para passar no vestibular

Por fim, ressalto outros segredos que podem ser adotados por você para ter sucesso em qualquer prova de vestibular. O primeiro deles é estudar sempre que tiver uma aula sobre o tema. Seja online, seja presencial, não perca a rotina de fixar aquele aprendizado e resolver exercícios sobre as matérias passadas.

Preocupe-se, ainda, com a redação. Especialmente para as universidades que adotaram o ENEM como modelo único de prova, há aquelas instituições que oferecem um peso maior para a sua produção textual. Da mesma forma que faz simulados das questões objetivas, entenda o modelo de redação do ENEM, saiba interpretar os textos motivadores e pratique bastante!

Dedique os dois últimos meses para a revisão. Com essa estratégia, você terá a possibilidade de identificar pontos que podem ser aperfeiçoados, aumentando as chances de obter sucesso no vestibular pretendido. 

E então, o que achou desses segredos de como passar no vestibular? Além de adotar os conselhos passados por mim, não deixe de lado por completo a vida social. Saiba aliar aquilo que mais lhe motiva em seu dia a dia com a rotina de estudos, possibilitando que reduza a ansiedade e ainda traga um gás maior para a sua jornada.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilha com a gente! Se conhecer alguma outra estratégia, não esqueça de nos contar. Até a próxima! 

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF