Chat with us, powered by LiveChat
5 dicas fantásticas sobre como fazer um bom resumo

5 dicas fantásticas sobre como fazer um bom resumo

Na hora dos estudos, é muito importante que os alunos comecem a pensar na forma que farão a revisão do conteúdo. Nesse sentido, saber como fazer um bom resumo é fundamental.

Para você que está se preparando para fazer um vestibular bastante concorrido, separamos excelentes dicas para se organizar durante os estudos. Assim, você poderá revisar com muito mais qualidade o que aprendeu e chegar mais preparado no dia da prova.

1- Entender o assunto

Antes de começar a pensar na estrutura de um resumo, é importante entender todos os conceitos do conteúdo estudado. Para isso, vale a pena ler o texto mais de uma vez, explicar para si mesmo e buscar videoaulas sobre o assunto.

Somente depois de entender o tema em profundidade é que você poderá passar para o papel com mais facilidade. Dependendo do tema, vale a pena até fazer exercícios antes de produzir o resumo. Dessa forma, você poderá se sentir mais preparado para pensar em como fará a revisão.

2- Palavras-chave

Quando estiver estudando, grife ou anote as palavras-chave sobre o conteúdo. Elas ajudarão você a entender melhor o que está sendo visto. Além disso, elas serão muito úteis quando você for montar o seu resumo.

Imagine que você esteja estudando sobre Termologia, um assunto de física. Nesse caso, termos como calor, dilatação, temperatura e gases, provavelmente, irão aparecer mais de uma vez.

Para resolver as questões do vestibular, os estudantes deverão dominar esses conceitos e saber associá-los. Por isso, se organizar durante os estudos ajuda a garantir uma melhor revisão e memorização.

Além das palavras-chaves, você pode anotar tudo o que for importante para o entendimento da matéria. Nas disciplinas de exatas, por exemplo, as fórmulas são essenciais para a resolução de exercício, portanto, não podem faltar nas suas anotações.

3- Organize-se

Em vez de simplesmente escrever um texto corrido, vale mais a pena você organizar um resumo bastante visual. É possível organizar as matérias por tópicos e montar mapas mentais.

Os mapas mentais são aquelas esquematizações com flechas que ajudam a dividir o conteúdo por blocos, fazendo com que o estudante enxergue as partes que formam o todo.

Para que sejam mais funcionais, o ideal é que os mapas sejam feitos com canetas coloridas e, se possível, pequenas imagens. Claro que ninguém precisa ser um excelente desenhista para organizar o conteúdo, basta fazer alguns símbolos e formas geométricas que remetam ao assunto.

4- Faça um questionário

Agora que você já sabe como montar um bom resumo, é importante elaborar algumas questões sobre o que foi estudado. Perguntas como “o que é determinado fenômeno? quais são as causas e consequências disso? quais os tópicos dentro desse assunto?” são muito importantes para compreender o assunto de maneira geral.

Depois de fazer todas essas etapas, você já estará com bastante bagagem para poder elaborar um texto que resuma o que foi aprendido. Pode até ser mais trabalhoso usar esse método em vez de escrever direto, porém, as vantagens são muito maiores.

Com todas essas informações importantes em mãos, será possível elaborar um ótimo conteúdo sobre o assunto analisado. Caso tenha dúvidas, procure por exemplos de resumo.

É importante destacar que o resumo representa a forma como o estudante entendeu o assunto. De nada adianta copiar trechos da apostila, pois não é assim que você irá se recordar na hora da prova. A compreensão do tema deve nortear a elaboração desse texto.

Pense se você irá rever o que escrever hoje daqui a três meses. Então, se apenas copiou de um livro sem realmente compreender o assunto, não vai adiantar de nada. Resumo não é sobre aprender um conteúdo, é sobre revisar.

5- Enumere referências

Depois de escrever o resumo, é interessante que você faça uma lista de referências de livros, sites, vídeos e outros materiais onde poderá encontrar mais informações. Dessa forma, se na hora da revisão você tiver dúvidas ou quiser aprofundar o conhecimento, será mais fácil.

Agora que você já sabe como elaborar um bom resumo, que tal começar a estudar no cursinho on-line que mais aprova estudantes? O Kuadro tem o ensino que você precisa para entrar em uma das carreiras mais concorridas do vestibular. Inscreva-se já!

Blog Kuadro