5 dicas para economizar tempo na resolução das questões

Tão importante quanto memorizar as diversas disciplinas no vestibular, é saber administrar o tempo para a resolução das questões. Muitos candidatos estudam bastante, mas, por nervosismo e despreparo em fazer provas, deixam de responder tudo no grande dia. Portanto, é importante pensar em estratégias para que possa garantir a aprovação. Existem algumas técnicas que podem ser usadas, tanto durante a preparação, quanto no vestibular, para se dar bem. Separamos os principais métodos para você administrar bem o tempo e fazer uma boa prova. Confira!

1- Faça simulados

Para se imaginar no dia do vestibular, você pode fazer simulados. Há dois tipos de simulados: feito pelo próprio aluno e aqueles elaborados por cursinhos. Se o estudante quiser, ele mesmo pode imprimir provas anteriores e controlar o tempo para resolver as questões dentro daquele prazo. Não adianta responder 30 perguntas em 4 horas, pois essa não será a realidade encontrada no dia do exame. Como visto, esse tipo de simulado exige bastante foco do aluno para que dê certo. Há ainda a possibilidade de participar de simulados dos cursinhos. Mesmo sendo on-line, os cursos do Kuadro oferecem essa oportunidade semanalmente. Aos fins de semana, disponibilizamos uma série de exercícios para que os estudantes se preparem. Depois, elaboramos um ranking com a pontuação dos participantes. O importante, independentemente da forma que o simulado seja feito, é controlar o tempo. O ideal é que cada pergunta seja respondida em até três minutos, pois esse costuma ser o prazo dado pelas bancas.

2- Comece pelas mais fáceis

No dia do vestibular, assim que abrir o caderno da prova, comece a resolver as disciplinas pelas quais têm mais facilidade. Se encontrar um conteúdo de que não se lembra ou está difícil, prefira deixá-lo para outro momento. Essa técnica de fazer as questões de vestibular mais fáceis primeiro ajuda a ganhar confiança e diminuir o nervosismo. Além disso, se o candidato insiste em algo que não sabe, ele perde o tempo que usaria para resolver algo que pode acertar.

3- Atenção à folha de respostas

Depois de responder todas as questões, o candidato precisa ainda preencher a folha de respostas. Os vestibulares são bastante rígidos quanto a essa parte, porque é ela que garante a correção. Se o candidato deixar esse aspecto de lado, pode ser que não dê tempo para passar todas as respostas. Nesse caso, o estudante não terá uma segunda chance, porque assim que o tempo terminar, ele deverá entregar o que fez.

Para evitar esse tipo de situação, é importante considerar ao menos meia hora para preencher o gabarito. Esse tempo pode ser incluído até mesmo nos simulados. A prova tem duração de cinco horas? Pense que no máximo 4h30 são para a resolução de questões.

4- Leia a proposta de redação antes

Há estudantes que preferem fazer a redação primeiro, outros que gostam de deixá-la para a parte final. A ordem pode ser individual, de acordo com as habilidades de cada um. Porém, se a ideia for escrever depois de fazer as questões da prova, é importante que o candidato já saiba a proposta da banca. Ou seja, vale a pena, assim que começar o teste, ler o tema da redação e até anotar alguns pontos importantes. Dessa forma, durante a prova, a mente irá buscar conhecimentos sobre aquele assunto em questão. Na hora de fazer a redação, será mais fácil e rápido de encontrar as informações do que se fosse pego de surpresa, depois de já ter feito toda a prova.

5- Faça uma pausa para se alimentar

Os vestibulares permitem que os estudantes levem pequenos lanches, sucos e água para a sala de prova. Afinal, ninguém é de ferro e o processo seletivo é uma verdadeira maratona que exige muito do corpo. Para o dia do exame, prefira levar biscoitos salgados, lanches naturais e barrinhas de cereais. O chocolate meio amargo também é um ótimo aliado, pois atua como estimulante e alivia o estresse. É importante lembrar que o lanche não deve atrapalhar a realização do exame. Faça uma pequena pausa depois de fazer algumas questões difíceis ou coma enquanto estiver lendo algum enunciado. No caso das bebidas, elas devem ser ingeridas moderadamente, já que farão com que você tenha mais vontade de ir ao banheiro.

No cursinho do Kuadro, você aprende todos os conteúdos importantes e como fazer a resolução das questões do jeito ideal. Aproveite já e comece a se preparar para a sua aprovação!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF