Chat with us, powered by LiveChat
5 formas de estudar longe do convencional

5 formas de estudar longe do convencional

Embora o caderno e os livros sejam muito importantes, eles não são o único jeito de aprender um conteúdo. Existem diversas outras formas de estudar. O importante é saber identificar quais são os melhores métodos para você.

Para tornar a sua fase pré-vestibular mais dinâmica e menos cansativa, preparamos algumas dicas para você estudar. Que tal testar novas estratégias e até se divertir enquanto aprende? Saiba como!

Filmes

Sabia que a 7º arte pode te ajudar a fixar melhor o conteúdo? Existem várias obras que abordam períodos históricos, mostram importantes regiões geográficas e debatem assuntos importantes da atualidade.

Assim, se o estudante quiser ter uma visão mais próxima da matéria, ele pode estudar com filmes. Lembrando que esse recurso serve como um complemento da aula e precisa de contextualização para fazer sentido.

O filme Olga, por exemplo, é um dos principais filmes históricos brasileiros e retrata a vida de uma judia alemã que foi deportada para a Alemanha. Para que esse episódio seja entendido, o estudante precisa saber o que estava acontecendo naquela época e o porquê os judeus sofreram esse tratamento.

Confira alguns filmes e documentários que ajudam a compreender melhor temas tratados em aula:

  • Tempos modernos;
  • O que é isso companheiro?;
  • Adeus, Lênin;
  • Xingu;
  • O Contestado,
  • Chove sobre Santiago.

Séries

Além dos filmes e documentários, os seriados, que estão tão populares atualmente, também ajudam a compreender alguns assuntos. A série Roma, por exemplo, mostra a fase de transição entre a República e o Império romano. Portanto, é uma excelente obra para entender essa civilização que influencia até hoje a cultura do Ocidente.

Por sua vez, o seriado The Tudors retrata a vida do rei Henrique VIII e época em que ele governou. Assistir a essa obra é uma forma de mergulhar na Reforma Inglesa, responsável pela ruptura da Igreja Católica com a Inglaterra.

Em vez de focar apenas em séries de comédia e voltadas apenas para o lazer, vale a pena o estudante buscar àquelas que são inspiradas em fatos reais. Depois do vestibular, quando a aprovação já estiver garantida, você pode voltar a assistir simplesmente por diversão.

Mas, não se engane! Tanto os filmes quanto os seriados podem ser muito interessantes, se você tiver a mente aberta. Eles não servem só para visualizar os conteúdos, como também são divertidos e ajudam a sair da rotina de livros.

Podcasts

Que tal aproveitar o tempo que faz uma atividade física ou tarefa doméstica para estudar? Você pode ouvir podcasts de diversas matérias e, assim, ter mais um meio para fixar o conteúdo.

Esse método funciona melhor para as matérias de humanidades, pois a parte de exatas geralmente requer informações visuais. Estude história, geografia, literatura e até idiomas por meio de podcasts. Há várias opções no Spotify focadas nesses conteúdos.

Jogos

Estudou, revisou, fez exercícios e ainda assim quer algo diferente para memorizar o conteúdo? Jogue! Existem ótimas alternativas dinâmicas e divertidas na internet para quem deseja testar os conhecimentos. Por isso, é um dos métodos de estudo que mais têm se popularizado.

Dessa forma, você se distrai um pouco e aprende enquanto se diverte. Aproveite mais essa forma para sair da rotina. Se preferir, você pode até baixar aplicativos para poder jogar onde quiser pelo celular.

Sistema Leitner

Já foi comprovado que uma informação passa de memória de curto prazo para longo prazo se é testada frequentemente. Foi assim que nasceu o Sistema Leitner, uma das técnicas de estudo que utiliza flashcards para ajudar a revisar os conteúdos estudados.

Funciona assim: o estudante escreve perguntas em flashcards e coloca dentro de caixas numeradas. Ao iniciar esse método, todos os flashcards estarão na caixa 1. Ao responder uma pergunta de forma correta, você coloca o flashcard na próxima caixa e assim por diante.

Porém, caso erre, a pergunta voltará para a caixa anterior. Assim, o estudante perceberá quais conteúdos precisam de maior atenção. O Sistema Leitner pode ser usado para fazer revisões diárias, semanais e mensais. É você quem determina qual é o melhor momento para revisar a matéria.

Agora que você já sabe novas formas de estudar, aproveite para começar a sua preparação. Estude onde e quando puder com todo o apoio pedagógico de que precisa. Conte com o cursinho on-line do Kuadro para alcançar a sua aprovação!

Blog Kuadro