5 motivos para estudar Medicina

No Brasil e em todo o mundo a graduação em Medicina é altamente valorizada. Em provas e vestibulares brasileiros, o curso aparece frequentemente como o mais concorrido. Você pensa em seguir essa carreira? Confira neste post 5 motivos para estudar Medicina!

1. Impacto positivo na sociedade

O primeiro é um dos principais motivos que levam milhares de jovens e adultos de todo o país a buscarem o caminho da Medicina. Lidar com a saúde humana e a possibilidade de agir em momentos de muita importância costumam proporcionar muita satisfação no âmbito profissional.

É óbvio que há lados positivos e negativos da Medicina, porém, os primeiros são muito maiores. Basta pensar que os médicos têm um grande valor para a sociedade, pois eles garantem a qualidade de vida de toda a comunidade ao redor.

A atuação médica é considerada nobre tanto em intervenções pontuais, como operações e partos, quanto em ações a longo prazo, como consultas “comuns” e tratamentos.

Imagine poder fazer uma operação essencial para salvar a vida de alguém? Ou atuar em um parto? Ou mesmo poder tratar uma doença que dificulta o cotidiano de alguém?

Geralmente a ideia de trabalhar neste sentido, de empatia e ajuda, pesa consideravelmente na escolha da Medicina como carreira.

2. Reconhecimento

O reconhecimento e a valorização da profissão também são fatores de peso na escolha da carreira.

Há séculos pessoas com sabedoria sobre saúde, tratamento e cura de doenças são vistas com muito valor em suas comunidades. Os conhecimentos médicos são complexos e envolvem noções de outras áreas, o que ajuda a valorizar ainda mais os profissionais.

Atualmente, a instrução exigida de um(a) médico(a), somada à dificuldade para obter uma vaga na universidade, torna o reconhecimento do profissional de Medicina ainda maior. Desde a aprovação na faculdade o estudante já passa a ser valorizado diante a sociedade por sua dedicação e capacidade.

 

3. Rotina flexível

Outro ponto interessante para quem ainda está se questionando por que estudar Medicina é a rotina. Geralmente, a rotina dos médicos é flexível.

Embora ser médico(a) exija muitos anos de estudo, constante aperfeiçoamento e muitas horas de trabalho, o momento profissional pode recompensar.

Atuando em Medicina, é possível escolher seus horários de plantão ou atendimento em hospitais, clínicas e posto. O(a) profissional também pode abrir uma clínica particular, o que permite a escolha dos horários de trabalho.

Com isso é mais fácil a busca por uma vida mais equilibrada entre trabalho e lazer.

4. Vasto campo de atuação

Além da possibilidade de trabalhar em um regime de horário flexível, a carreira em Medicina permite a atuação em muitas áreas.

Basta pensar em toda a complexidade do seu corpo. Coração, pulmões, rins, pele, olhos, rins, órgãos genitais… São muitas opções!

Esse grande leque permite que o(a) estudante escolha a especialidade mais próxima ao seu gosto. Quem possui mais afinidade com picos de concentração e cuidado pode escolher, por exemplo, entre as áreas voltadas a cirurgias e intervenções.

Já quem prefere uma rotina mais tranquila e leve pode atuar na área clínica, especialmente em áreas não críticas, como, por exemplo, Dermatologia e Oftalmologia.

Geralmente a área de atuação é direcionada na especialização, etapa posterior à graduação. No entanto, vale lembrar que a maioria das áreas de atuação da Medicina permitem a escolha entre uma rotina mais complexa ou mais tranquila.

5. Estabilidade profissional e financeira

Por fim, a estabilidade profissional e financeira que a carreira no Brasil permite é mais um dos grandes motivos para fazer Medicina.

A graduação é extensa, complexa e costuma exigir boa condição financeira (tanto para pagar uma universidade particular quanto para se manter durante a graduação em uma universidade pública). No entanto, após a formação, a compensação vem na forma de uma boa remuneração e grandes oportunidades de emprego.

A profissão é uma das mais bem pagas no país. De acordo com o Site Nacional de Empregos (SiNE), o salário inicial gira em torno de R$5.100,00. Para médicos experientes, em especial nas empresas de grande porte, os salários chegam a superar R$21.000,00.

Além disso, por conta da ampla área de atuação e porque a Medicina é importante, é comum que frequentemente existam boas vagas de trabalho para médicos em todo o país.

Gostou de saber os motivos para fazer Medicina? Esse e muitos outros assuntos sobre o universo dos vestibulares estão no Blog do Kuadro. Conheça o cursinho online do Kuadro, testando a plataforma durante 7 dias de maneira totalmente gratuita!

O que você achou?