Chat with us, powered by LiveChat
7 dicas incríveis para passar em medicina de primeira

7 dicas incríveis para passar em medicina de primeira

Todo mundo sabe que não é fácil passar em Medicina por conta da alta concorrência. Tanto que, muitos estudantes prestam o vestibular mais de uma vez até passar.

Há inclusive quem acredite ser preciso fazer o exame duas, três ou mais vezes para conseguir uma vaga. Mas é possível, sim, passar de primeira. No entanto, para ter esse resultado, o estudante precisará se dedicar bastante aos estudos. Confira dicas para garantir a aprovação em Medicina!

1 – Defina a sua prioridade

Sobretudo para o vestibular de Medicina, a atenção deve ser total para o exame. Não adianta o estudante se dedicar durante a manhã aos estudos e de tarde fazer outro curso, como alemão ou judô.

Embora essas atividades também sejam importantes, é preferível estudar o máximo que puder para a prova da universidade. Assim, você terá mais tempo hábil para ver todos os conteúdos necessários.

2 – Domine conceitos básicos

Na tentativa de se destacar, alguns estudantes deixam de estudar conceitos básicos e já partem para os conteúdos mais difíceis. Mas essa técnica não é uma boa ideia. Mesmo que no começo parece que valha a pena, depois o aluno pode ter dificuldades, exatamente, por não dominar informações básicas.

Além disso, os vestibulares também cobram questões simples. Por causa disso, é importante que o estudante comece dominando aspectos básicos. Se tiver dúvidas, independentemente da matéria, elas devem ser tiradas com os professores.

3 – Mantenha a regularidade

Os aprovados em Medicina são unânimes ao dizer que um dos segredos da aprovação é a regularidade dos estudos. Ou seja, é manter o ritmo de aprendizado diariamente, sem desistir.

De nada adianta estudar 12 horas em dia e ficar três sem nem pegar no caderno. Esse tipo de comportamento faz com que o cérebro esqueça mais facilmente o que foi aprendizado, impossibilitando o progresso.

Portanto, se o seu sonho é ver o seu nome na lista de aprovação, não desanime. Foque no seu objetivo e não deixe de procrastinar nos estudos, independentemente dos motivos. Se cada dia você aprender um pouco, no fim do ano, estará muito preparado para fazer o exame.

4 – Nem pense na obrigação

Já percebeu que quando fazemos algo por obrigação essa tarefa demora a passar? Além disso, se essa sensação estiver atrelada aos estudos, a tendência é que o cérebro não absorva tão facilmente as informações.

Provavelmente, você já deve ter notado a diferença entre assistir a um filme de que gosta e uma aula cujo assunto não desperta interesse. Na primeira situação, as chances de você memorizar a história e contar para um amigo costumam ser maiores do que no segundo caso.

Como você irá passar bastante tempo nessa preparação, é importante começar a olhar para o estudo com olhos mais amigáveis. Lembre-se de que essa fase é que irá garantir a sua aprovação em Medicina.

5 – Descanse

Tão importante quanto estudar todas as matérias é descansar. Ninguém passa no vestibular de Medicina porque é um robô; passa porque chegou mais preparado ao dia do exame. Nesse sentido, o descanso é valioso.

Além de dormir adequadamente todas as noites, é importante se distrair um pouco nos fins de semana. Que tal aproveitar esses dias para ver filmes de história e aprender mais, enquanto se diverte? Assim, você poderá relaxar daquele clima de aulas e livros, sem perder o foco.

6 – Prepare-se psicologicamente

Um dos aspectos que os vestibulandos iniciantes precisam aprender a controlar é o nervosismo. Muitas vezes, os estudantes sabem todos os conteúdos da prova, mas por medo de falharem e pela pressão acabam se confundindo.

Para evitar situações como essa, é fundamental que, além de exercícios de cada matéria, os estudantes façam simulados durante a preparação. Dessa forma, o futuro candidato pode testar os conhecimentos como se estivesse no dia da prova.

7 – Confie em você

De nada adianta estudar se você duvidar da sua capacidade de ser aprovado. Confiar em si ajuda a manter a motivação e o foco nos estudos, possibilitando resultados melhores.

Quando começar a sentir que não dará conta do recado, respire fundo, dê uma volta, mas não deixe esse pensamento te dominar. Se o vestibular oferece 80 vagas, por que uma delas não poderia ser sua? Todos os que passaram já estiveram onde você está agora. Então, confie!

Quer passar em Medicina na 1º tentativa? Inscreva-se no cursinho on-line do Kuadro e conte com um time especialista em aprovações. Aqui, o seu aprendizado é a nossa prioridade!

Blog Kuadro