A história de sucesso de Bruno Werneck – Parte 1

Muitas pessoas estão se preparando para o vestibular. Muitos já tentaram uma, duas, até três vezes e ainda não conseguiram realizar o sonho de passar no vestibular.
Se esse é o seu caso, não desanime. Isso não acontece só com você, e sim com muita gente. Às vezes isso acontece não por falta de capacidade da pessoa, mas sim pelos métodos errados de estudos.
Isso mesmo, o método como você estuda, pode fazer toda a diferença na hora do vestibular. Vou te contar uma história que vai fazer você voltar a acreditar nos seus sonhos.
Hoje posso dizer que é uma história de sucesso, a história de sucesso de Bruno Werneck, a minha história. Mas, nem sempre foi assim.
Acompanhe! 

O Kuadro já teve mais de 700 aprovações nos vestibulares em 2018 e 2019. Conheça nossos cursos!

Como tudo começou 

Tudo começou em 1999 quando decidi que queria passar no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Eu acreditava que poderia passar, pois, tinha estudado em uma das melhores escolas de Belo Horizonte, acreditava que minha história de sucesso estava começando.
Tinha estudado em uma escola técnica onde o processo seletivo era super rigoroso. Mas, por ironia do destino, pensei eu, não passei na primeira fase do vestibular da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.
Fiquei devastado, foi um golpe duro, pois eu nunca tinha tido dificuldades na escola. Mas nesse momento percebi que eu tinha duas opções: desistir dos meus sonhos, ou seguir em frente.
Decidi seguir em frente. 

A preparação por conta própria 

Como meu objetivo ainda era o vestibular do ITA, pedi orientações para engenheiros formados no ITA, comecei estudando com livros didáticos indicados por professores do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica.
Enfim, comecei meus estudos em casa, sozinho. Eu comecei animado e tinha em mente que queria uma história de sucesso. Então, comecei pelos seguintes passos: 

  • Montei um cronograma de estudos;
  • Comei por teoria e depois fazia os exercícios;
  • Conciliava estudos e trabalho.

Segui todas as orientações que me passaram e comecei com muito entusiasmo, mas logo começaram os primeiros problemas. 

Primeiros problemas 

Eu tinha tudo esquematizado e preparado para ter bons estudos. Eu acreditava que poderia me dar bem nessa rotina de preparação para o vestibular.
Mas, como acontece com a maioria dos estudantes, os primeiros problemas começaram a aparecer. Vou listar os principais problemas, tenho certeza que muitos vão se identificar com eles: 

  • Exercícios que eu não conseguia resolver apenas com os livros;
  • Não havia um tutor ou professor para tirar minhas dúvidas;
  • Comecei a acumular matérias para estudar;
  • As matérias que eu não gostava ou que eu não tinha afinidade ficaram de lado;
  • Eu não tinha noção do meu desenvolvimento. 

Então, comecei a ficar frustrado, com falta de perspectiva, com medo de não passar nas provas, com medo de ter dificuldades financeiras na vida, com medo do fracasso e com uma enorme insegurança.
Também comecei a me isolar e me sentir só. Até mesmo comecei a ter sentimentos de inferioridade. Sentimentos comuns, quando passamos por situações desafiadoras.
Foi então que resolvi abrir o meu coração para minha mãe e ela me ajudou a conseguir uma bolsa em um curso preparatório.
O curso era caro, porém os professores eram excelentes formados no ITA. Com algumas economias consegui pagar o transporte e a alimentação. Era tudo o que eu precisava para seguir em frente e não desistir. 

Início das aulas 

Depois que as aulas começaram tudo mudou na minha vida. É claro que eu me esforcei e continuei seguindo uns passos importantes: 
1 – Assistia todas as aulas, não faltava;
2 – Frequentava a monitoria, enquanto esperava o ônibus;
3 – Fazia redações toda semana;
4 – Fazia simulados toda semana;
5 – Recebia orientações todos os dias dos professores do curso. 
Eu levava a sério os meus estudos e isso resultou em um desenvolvimento mais rápido do que o normal. 
Sentimentos que antes tomavam conta de mim, deram espaço a sentimentos positivos, como confiança na aprovação, segurança no meu desenvolvimento, reconhecimento do meu valor e sensação de merecimento. Ah, a solidão de estudar sozinho desapareceu, pois eu tinha o acompanhamento de professores e tutores qualificados.
Resultado? Em 6 meses fui aprovado em Engenharia de Controle e Automação. Esse não era um curso qualquer, era o 2º curso mais concorrido depois de medicina.
Apesar de feliz eu ainda não tinha conseguido passar no ITA. 

A luta continua 

Eu descobri um método de estudo que realmente funcionava, então continuei estudando, pois, o meu sonho era o ITA.
Em 2001 comei a ajudar meus colegas, tirando suas dúvidas e ainda ganhando um dinheiro extra. Até que no final do ano realizei meu sonho: passei na prova do ITA.
Agora estava realizado e feliz, minha história de sucesso estava começando. Muitos me perguntavam porque passei na metade do tempo de uma pessoa que estava na minha situação inicial? Esse é um assunto para o próximo artigo.
Não perca os próximos artigos e descubra como se preparar em pouco tempo, para qualquer vestibular! 

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF