A Matemática do ENEM: Saiba o que mais cai

A Matemática do ENEM: Saiba o que mais cai

A prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, tem se tornado cada vez mais importante. Isso, porque muitas vezes ela serve de porta de entrada para a universidades públicas e ajudam na nota dos vestibulares, para as universidades particulares.
Por isso, estudar bem para esse exame é fundamental. Mas muitos têm dificuldades principalmente, quando o assunto é matemática. Aqui no Kuadro, o nosso objetivo é sempre te ajudar. Por isso preparamos informações uteis sobre a Matemática do ENEM, acompanhe! 

O Kuadro já teve mais de 700 aprovações nos vestibulares em 2018 e 2019. Conheça nossos cursos!

Como se sair bem em Matemática do ENEM? 

Se você nunca fez a prova do ENEM, saiba que a única prova que tem uma disciplina isolada, é a prova de matemática. Por isso, ela é a matéria que mais tem peso no exame.

Normalmente as questões são objetivas e contem 5 alternativas de respostas, com apenas 1 alternativa correta. Leia com atenção as questões para depois começar a responde-la. 

Para você se sair bem em Matemática do ENEM, é fundamental mergulhar de cabeça nos estudos. Mas, calma. Não é preciso estudar tudo o que você aprendeu sobre matemática no ensino médio. 

Utilize as provas anteriores para descobrir o que mais cai de matemática no exame. Então, foco os estudos nessas áreas da matemática. 

Veja a seguir o que mais cai em Matemático do ENEM:

Grandezas proporcionais

O que mais cai em Matemática do ENEM, são as grandezas proporcionais. Elas incluem:

  • Razão e proporção;
  • Regra de três;
  • Porcentagem;
  • E escalas. 

Como utilizamos esse conteúdo no nosso dia a dia, o ENEM vem explorando muito essas questões. Por isso, foque os seus estudos primeiramente nesse conteúdo. 

Gráficos, tabelas e estatísticas 

Nas questões que envolvem a Matemática do ENEM, cai muito as estatísticas. E os conteúdos explorados são: 

  • Cálculo de média;
  • Cálculo de moda;
  • E calculo mediana. 

Também, muitas questões envolveram a interpretação dos gráficos. Gráficos esses estatísticos ou comuns. Também as tabelas aparecem em quase todos os exames. 

Para se sair bem em matemática, estude bem como interpretar os gráficos e as tabelas. Também foque nas estatísticas. 

Aritmética 

Aritmética quem não ama! As questões de Matemática do ENEM, envolvem cálculos simples de aritmética. 

  • Frações;
  • E números decimais.

São os cálculos que mais aparecem nas provas. Cálculos aparentemente simples, mas que exigem atenção, principalmente na hora da leitura e interpretação da questão. 

Leia as questões com atenção, para não cair em pegadinha. 

Geometria Plana e Espacial 

É muito importante que você saiba fazer o cálculo da área das principais figuras planas, e também o cálculo do volume dos sólidos geométricos. Essas questões de Matemática do ENEM, está aparecendo com frequência. 

Também é importante saber ter uma visão espacial, saber as planificações, cálculo de perímetro e o teorema de Pitágoras. 

Tire tempo para relembrar esses pontos, caso já tenha esquecido. 

Funções

Não podemos nos esquecer das funções. Quais funções são essas? 

  • Função afim;
  • Função quadrática;
  • Função exponencial;
  • E função logarítmica. 

Também é importante ter em mente a lei de formação de uma função, juntamente com o seu gráfico.  

Probabilidade

Não basta apenas saber fazer todos os cálculos da probabilidade. É muito importante, saber aplica-las no contexto abordado na questão. Lembre-se que uma má interpretação da pergunta, pode levar você a fazer o cálculo errado. 

Fique atento. 

Veja a seguir, algumas dicas de estudo que a nossa equipe da Kuadro preparou para você se sair bem no ENEM. 

Dicas de estudo para ir bem na prova de Matemática do ENEM

Seguir algumas dicas de estudo, pode fazer toda a diferença. 

Primeiro, analise as matérias que mais caem no exame. Para isso, utilize os exames anteriores. Isso vai fazer você ganhar tempo. 

Segundo, reserve um período certo do dia para os estudos. Tenha por hábito, todos os dias no mesmo horário parar para estudar. 

Terceiro, comece com antecedência. Não deixe para a última hora os estudos. Se você já sabe quando será o ENEM, comece imediatamente a estudar. 

Será que só estudar para o exame é o bastante? Veja como ir bem na hora da prova. 

Como se sair ir bem na prova de Matemática do ENEM? 

A prova de Matemática do ENEM, sem sombras de dúvida, é a prova mais difícil. Por isso ela é a mais temida. Se você está se preparando para o ENEM, não se desespere. 

O Kuadro pensando em você, alistou algumas dicas de estudos importantes, acompanhe: 

Faça as questões mais fáceis primeiro: Normalmente as questões de Matemática do ENEM, possuem níveis de dificuldade diferentes. Para ganhar tempo, resolva primeiro as questões mais fáceis, ou aquelas que você tem mais facilidade. 

Sublinhe as informações mais importantes da questão: Como as questões são contextualizadas, elas são longas. Por isso, uma dica é destacar os pontos principais, para evitar de lê-las várias vezes sem necessidade. 

Interprete corretamente as questões: Saber interpretar de maneira correta os gráficos, as tabelas e os infográficos, é essencial para você se sair bem. 

Blog Kuadro