Áreas da medicina: como escolher a que mais combina com você

O vestibular de Medicina é um dos mais concorridos em todo país. Em 2018, a relação candidato/vaga na USP (Universidade de São Paulo), chegou a 135,7. O segundo lugar entre os cursos mais concorridos ficou com a USP – Bauru, também com o curso de medicina, foram 105 candidatos por vaga no total. Por isso, ingressar em uma faculdade de Medicina é uma grande vitória.
Depois de muita dedicação e estudo, o estudante que ingressa na faculdade de Medicina passa seis anos na graduação e pelo menos mais quatro anos, que se dividem em residência e especialização. Este último pode variar de acordo com a área da Medicina que o profissional escolher seguir.
Nesse momento, muitos estudantes ficam em uma encruzilhada: são mais de 50 áreas de especialização, o que torna a escolha ainda mais complexa. Por isso, nós separamos alguns pontos principais na hora de escolher qual área tem mais a ver com você. Leia a seguir!

Os mais e os menos concorridos

Como falamos acima, existem mais de 50 áreas da Medicina que o estudante pode escolher para especializar-se. Entre elas, têm algumas que são mais conhecidas, como a Pediatria, a Ginecologia e a Neurologia… Essas estão também entre as mais procuradas na hora que o profissional decide em qual área vai seguir.
A especialização em Clínica Médica tem 11,2% da procura, enquanto a área de Pediatria tem 10,3%. Cirurgia Geral ocupa o terceiro lugar no ranking das áreas de medicina mais procuradas para especialização, com 8,9% da preferência. Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Medicina do Trabalho, Ortopedia e Traumatologia, e Cardiologia seguem a lista das mais concorridas.
Em contrapartida, Medicina Esportiva (0,2%), Medicina Legal e Perícia Médica (0,2%), Cirurgia da Mão (0,2%), Radioterapia (0,2), Genética Médica (01%), ocupam as últimas posições na lista de especializações. Quem divulgou os dados foi a FMUSP na sua pesquisa de Demografia Médica no Brasil de 2018.

Existem muitas áreas de Medicina, por isso é importante pesquisar bem e descobrir o que tem mais a ver com você

As áreas de medicina e suas particularidades 

É importante ter em mente o que fazem e onde atuam cada um dos profissionais da Medicina. Entender as peculiaridades, processos e áreas de atuação desses especialistas no mercado, ajuda na hora de decidir qual especialização é a mais adequada para você! Para te deixar por dentro de tudo sobre medicina, listamos algumas das áreas mais procuradas.

Pediatria

O pediatra dedica-se aos cuidados de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. A especialização dura de dois a três anos e, entre as matérias estudadas pelo profissional, estão: Patologia Infantil, Fisiologia, Psicologia Infantil Básica e Anatomia.
Além de tratar de enfermidades, o médico pediatra tem a função de orientar os pais da criança, os ajudando a trilhar os melhores e mais possíveis caminhos relacionados à saúde infantil e ao processo de crescimento.

Ginecologia e Obstetrícia

A palavra ginecologia significa “ciência da mulher”. É uma área que se dedica aos cuidados da saúde feminina e seu aparelho reprodutor – útero, ovários e vulva. O médico obstetra ainda pode auxiliar durante a gravidez e o parto.
A especialização tem duração de, aproximadamente, três anos, e é uma das áreas que mais concentra profissionais no Brasil, dentro do ramo da medicina.

Cardiologia

O cardiologista tem como função cuidar do sistema circulatório, relacionado com a saúde e bom funcionamento do coração. Ele cuida de problemas de colesterol, pressão alta, entre outros.
Para exercer a função de cirurgião cardiovascular, o estudante enfrenta uma média de quatro anos de especialização na área.

Estudo constante e disciplina são dois itens fundamentais para o aluno que sonha em cursar qualquer uma dessas áreas de medicina
Estudo constante e disciplina são dois itens fundamentais para o aluno que sonha em cursar qualquer uma dessas áreas de medicina

Como alcançar esse sonho

Estudo constante e disciplina são dois itens fundamentais para o aluno que sonha em cursar qualquer uma dessas áreas de medicina. Mas, mais do que isso, optar por fazer um cursinho de medicina é um diferencial importante e quase que obrigatório para quem deseja ingressar nesse que é um dos cursos mais concorridos de todos.
O Kuadro é um cursinho pré-vestibular on-line que se encaixa com a rotina do estudante. Isso porque você pode escolher quando vai assistir às aulas, além de conseguir organizar o cronograma de estudos que faz mais sentido para você. Ganhe tempo e passe na faculdade dos seus sonhos com o Kuadro!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF