As 3 Melhores Dicas de Redação para Vestibular

A redação não é apenas mais uma das disciplinas exigidas para ingressar em uma universidade. A realidade é que não basta dominar exatas, humanas e biológicas. É preciso saber argumentar, se expressar, ser capaz de relacionar ideias e articular problemas e soluções. Hoje, em grande parte das provas do país, ela é o critério de desempate. Confira as melhores dicas de redação para vestibular e garanta sua vantagem!

1. Não generalize

Termos como “ninguém”, “todos”, “nunca” e “sempre” não são bem-vindos na redação dos vestibulares. Generalismos não têm consistência argumentativa, são pobres e não vão acrescentar em nada em seu texto. Na verdade, podem, inclusive, atrapalhar o desenvolvimento de seu texto, além de transmitir ao avaliador a ideia de que você não é capaz de desenvolver o tema proposto.

2. Clareza e simplicidade são o segredo

Atenha-se ao tema, nada de escapar para provar que domina um determinado assunto paralelo. Preste atenção na proposta de redação e elabore algo que responda a pergunta proposta ali. Utilize palavras que você conhece e lembre-se de que esse tipo de texto pede uma leitura de fácil compreensão.

3. Preste atenção em sua letra

A sua caligrafia é parte importante de sua redação, portanto merece uma atenção especial. Se os avaliadores precisarem decifrar o que está escrito em seu texto, você, sem dúvidas, perderá pontos por isso. De que adianta uma boa argumentação e articulação se não existe legibilidade?
Se sabe que sua letra não é legível, busque trabalhá-la durante o ano de vestibular.
Argumentos complexos e bem articulados não dependem de palavras ou expressões rebuscadas. O que torna um argumento realmente bom é a solidez e a sua capacidade analítica. Não divague, evite o clichê e o senso comum. Não permita que a emoção do momento tome conta do seu texto e deixe de lado expressões e ditados populares.

Gostou de saber as melhores dicas de redação para vestibular?

Agora que já sabe quais são as dicas de redação imprescindíveis para se sair bem no vestibular, leia também sobre qual a melhor forma de montar um cronograma de estudos para o ENEM. Além disso, saiba quais assuntos de atualidades precisam estar na ponta da língua. Não deixe de continuar acompanhando o blog do Kuadro!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF