Atualidades — 5 Assuntos Que Você Precisa Saber

Atualidades — 5 Assuntos Que Você Precisa Saber

Para ter um desempenho excepcional nos vestibulares brasileiros não basta passar o ano estudando com livros, apostilas e exercícios. As atualidades são temas cada vez mais cobrados nas principais provas do país, especialmente nas questões do ENEM. Além disso, também são importantes para embasar argumentos para suas redações.

Estude atualidades

Procure separar um tempo em seu cronograma de estudos para ler sobre atualidades. Existem várias formas de fazer isso funcionar. Você pode criar o hábito de assistir algum telejornal durante a noite, separar alguns minutos do seu dia para ler notícias on-line ou até mesmo escutar o rádio enquanto se desloca entre um lugar e outro.

Hoje nós vamos mostrar alguns temas de atualidades que você precisa saber para se dar bem nos vestibulares deste ano. Confira!

1. Reforma Trabalhista

Apesar de ter sido aprovada no final de 2017, a Reforma Trabalhista é um dos conteúdos que têm mais chances de cair este ano. Isso porque, no momento em que foi deferida, as provas de vestibular do ano passado já estavam prontas, o que pode ser um indicativo para o ano vigente.

As polêmicas em torno dessa Reforma dizem respeito a jornada de trabalho, direito a férias e ao regime de contratação PJ.

2. Previdência Social

A Reforma da Previdência Social no Brasil vem sendo discutida há bastante tempo no Congresso Nacional. A Previdência gera um dos maiores déficits do país e contribui cada vez mais para a crise econômica brasileira, por isso é essencial compreender o que a reforma propõe e quais são seus impactos sociais e econômicos.

3. Estatuto do Desarmamento

O Estatuto do Desarmamento foi sancionado em 2003, pelo ex-presidente Lula. Segundo o Mapa da Violência, de 2015, centenas de milhares de vidas foram salvas após sua criação. Desde 2012, deputados conhecidos como a “bancada da bala” (nome dado ao grupo de parlamentares que defende o direito ao livre acesso à armas) têm contestado esses números e tentado aprovar uma revogação ao estatuto. O assunto volta a entrar em pauta esse ano, com as eleições presidenciais.

4. Volta de doenças antes controladas

O Brasil está experimentando o reaparecimento de doenças que conseguimos manter controladas por décadas a fio. A sífilis voltou a se tornar uma epidemia, a febre amarela está fora de controle e até a doença de Chagas voltou a aparecer.

Esse assunto pode aparecer não apenas nas provas de ciências humanas ou interpretação de texto, mas também na prova de Biologia.

5. Rompimento do acordo nuclear entre EUA e Irã

O presidente Donald Trump decidiu romper o pacto com o Irã, que restringia seu programa nuclear. Trump acredita que o país representa uma ameaça aos interesses norte-americanos e pretende aplicar sanções ao Irã. O rompimento causou instabilidade no Oriente Médio e é um assunto ainda muito discutido.

Continue acompanhando o blog do Kuadro para ficar sempre por dentro das novidades do mundo dos vestibulares!

Blog Kuadro