Chat with us, powered by LiveChat
Biologia Celular no ENEM

Biologia Celular: O que você deve estudar para o ENEM?

Biologia Celular no ENEM

Como você vestibulando já deve saber, o Enem é o hoje o principal vestibular do país, afinal, sua nota é aceita por diversas faculdades. Então para te ajudar a arrasar na prova de Ciências da Natureza, vamos te dar algumas dicas do que estudar na área de Biologia Celular no Enem.

9 assuntos que você precisa saber sobre Biologia Celular

A Biologia Celular, ou Citologia, é o estudo da estrutura e funcionamento da unidade básica dos seres vivos, a célula! Nos últimos anos, a prova do Enem tem preferido focar em outros temas, mas se você quer estar realmente preparado para o que der e vier , não deve fazer a prova sem saber como a célula se organiza e quais são as suas principais organelas que garantem a existência de praticamente todas as formas de vida!

Então se liga no mais importante:

1 – Membrana Plasmática

Considerada por muitos cientistas como o marco para o surgimento da vida, a membrana plasmática tem por função primordial isolar o conteúdo de dentro da célula do ambiente externo. Sua composição lipoproteica permite que a membrana possua uma permeabilidade seletiva que regula o que entra e sai da célula.

2 – Citoplasma

O Citoplasma ocupa a região entre a membrana e o núcleo. É formado por uma espécie de líquido gelatinoso composto por moléculas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água. Nele ainda se localizam as estruturas conhecidas como organelas, que desempenham funções específicas para a célula.

3 – Centríolos

Esses pequenos cilindros são encontrados apenas nas células animais e desempenham um papel fundamental na divisão celular e na formação de cílios e flagelos.

4 – Ribossomos

Os ribossomos estão presentes em todos os seres vivo e são formados por ácidos nucleicos (RNA) e proteínas. Nas células eucariontes podem ser encontrados soltos no hialoplasma ou associados a membrana dos retículos. Sua função está relacionada a síntese de proteínas.

5 – Retículo endoplasmático

O Retículo facilita o transporte de substâncias pelo citoplasma e pode acumular as substâncias produzidas no interior da célula formando vesículas, no formato de sacos achatados. Se estiver associado aos ribossomos é classificado como rugoso e portanto pode produzir e armazenar proteínas. Caso o contrario, vai ser classificado como Liso e vai ser responsável pela produção de lipídios.

6 – Complexo de Golgi

É formado por uma pilha de sacos achatados e vesículas com a função de secretar substâncias. Logo, você encontra essas organelas bem desenvolvidas em células glandulares.

7 – Lisossomos

A principal função dessa organela é a digestão celular. Isso porque o lisossomo é constituído por uma bicamada lipídica que envolve as enzimas produzidas pelo retículo rugoso. Então durante a fagocitose ou a pinocitose, que é o movimento que a membrana faz para “englobar” a partícula a ser digerida, o lisossomo se une a essa cavidade para liberar as enzimas.

8 – Mitocôndria

Talvez a mais famosa das organelas, a mitocôndria é responsável pela produção de energia em células eucarióticas. Apresenta o formato de grãos ou bastonetes. A descoberta de que essas organelas apresentam DNA e ribossomos idênticos ao das bactérias, levou a hipótese de que as mitocôndrias teriam se originado de bactérias primitivas que em algum momento invadiram o interior das células passando a viver em harmonia. Essa teoria é conhecida como Teoria Endossimbiótica!

9 – Núcleo

O núcleo é a região das células eucariontes que fica localizado o material genético, que por sua vez controla todas as características do organismo. A carioteca é a membrana dupla com poros que envolve o DNA, permitindo a troca de material entre o núcleo e o citoplasma. Vale lembrar que em células procariontes o material genético fica solto no citoplasma.

biologia celular

Esses são os pontos mais importantes no estudo da Biologia Celular no Enem. Não se esqueça portanto das estruturas e suas respectivas funções para somar mais pontos na sua nota! E fique de olho no nosso blog para mais resumos teóricos como esse!!!

O Bruno é formado em biologia pela UNESP. Ele é orientador pedagógico e professor do Kuadro. Se você quer saber tudo sobre Biologia, cola no japa. Escreva suas dúvidas ou sugestões nos comentários.

Blog Kuadro