Chat with us, powered by LiveChat
O que cai na prova de Biologia no Enem

Biologia no ENEM: O que estudar?

Fique por dentro dos 6 assuntos mais cobrados de Biologia no ENEM!

O tão aguardado Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Confira algumas dicas importantíssimas para não ter surpresas na hora da prova de Biologia no Enem.

O conteúdo de Biologia é cobrado dentro da Prova de Ciências da Natureza, juntamente com Física e Química, e como são 45 questões ao todo, espere pelo menos 15 mais específicas! Isso porque o Enem vem apostando nos últimos anos em questões interdisciplinares relacionadas ao cotidiano do aluno.

Então, quando estiver resolvendo a prova, leia com muita atenção o enunciado para entender exatamente o que a questão está te pedindo! Vá por mim, muitas respostas estão ali nas entrelinhas, então se você fizer essa leitura bem feita vai poupar tempo para as mais complicadas!

O estudo da Biologia é muito amplo, mas o tema de Ecologia sempre teve mais destaque. Nos últimos anos porém, a prova de Biologia no ENEM ficou mais equilibrada. Para facilitar a sua preparação se liga no essencial :

1- ECOLOGIA

Já que estamos falando de uma prova que aposta em um conhecimento interdisciplinar, é de se esperar que a Ecologia seja o conteúdo mais cobrado nos últimos anos, afinal se trata de uma ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio em que vivem. Você pode esperar qualquer tema relacionado a degradação do ambiente e suas consequências! Sendo assim atenção especial as relações ecológicas, fluxo de energia e ciclos biogeoquímicos.

2-FISIOLOGIA

É a área da Biologia responsável por explicar quais são e como atuam os mecanismos de funcionamento dos seres vivos. No Enem, espere por questões com foco na Fisio Humana, principalmente as relacionadas com o cotidiano, como ação de métodos contraceptivos. Não deixe de estudar também os Sistemas Imunológico e Circulatório!

3 – GENÉTICA

Simplesmente a ciência que tenta entender como são transmitidas as características de pais para filhos! É importante saber sobre as Leis de Mendel, cálculos de probabilidade e a estrutura do DNA. Pensando na característica interdisciplinar da prova, lembre dos famosos transgênicos na parte de Biotecnologia.

4 – EVOLUÇÃO

E se tem um assunto que tem ligação com praticamente todas as áreas da Biologia é Evolução. Para o Enem, foque nas Teorias de Lamarck e Darwin, e se ainda não sabe o que é uma teoria, fica a dica de por onde começar.

5 -CITOLOGIA

Por mais básico que seja o estudo das células, não faça a prova sem ter uma boa noção da morfologia, da bioquímica e das organelas celulares. Não subestime as mitocôndrias!

6 -MICRO E PARASITO

É bem provável que apareça ao menos uma questão envolvendo essas duas áreas da Biologia. Em Micro, saiba diferenciar os organismos mais conhecidos, como as bactérias, os fungos e os protozoários. E como você já sabe que a prova do Enem adora interligar suas questões com o dia-a-dia, não deixe de estudar as doenças mais comuns como o Zika vírus, dengue e as parasitoses (Doença de Chagas, esquistossomose e teníase).

Curtiu as dicas? Fica ligado no nosso blog que vai vir muito mais por aí. E se quiser saber tudo sobre o ENEM, temos uma categoria inteira com dicas e conteúdo.

O Bruno é formado em biologia pela UNESP. Ele é orientador pedagógico e professor do Kuadro. Se você quer saber tudo sobre Biologia, cola no japa. Escreva suas dúvidas ou sugestões nos comentários.

Blog Kuadro