Calendário de estudos: uma matéria por mês?

Na hora de montar um calendário de estudos, muitos estudantes se questionam se vale a pena dedicar cada mês para uma matéria. A resposta para essa pergunta é não, pois isso pode prejudicar a produtividade e a memorização.
Por outro lado, o ideal é organizar um planejamento que contemple mais de uma disciplina por dia. Saiba quais são as vantagens desse tipo de estratégia e como aplicá-la!

Esquecimento é mais frequente

Quem divide as matérias por mês tem muito mais chances de esquecer do que estudou no começo. Imagine que você dedique janeiro para aprender tudo sobre português, ler as obras obrigatórias e fazer exercícios.
Em fevereiro, você ainda poderá se lembrar de bastante assunto. Porém, no fim do ano, quando o vestibular chegar, possivelmente, irá se recordar das últimas disciplinas estudadas e não das primeiras.
A situação é semelhante a uma pessoa se exercitar na academia e focar em um agrupamento muscular por vez. Enquanto ela treina os membros superiores, os inferiores deixam de ser trabalhados. Nesse exemplo, os resultados seriam muito melhores se cada parte do corpo fosse exercitada alternadamente.

Falta de alternância entedia

Muitas vezes, os alunos se sentem cansados e desmotivados ao estudar, porque optam por ver diversos conteúdos de uma matéria. Em vez de se dedicar um pouco para português e um pouco para matemática, eles ficam dias estudando apenas português e depois apenas a disciplina de exatas.
Nesse tipo de situação, o tédio é muito comum de acontecer. A mente recebe apenas um estímulo, seja ler diversos conteúdos e observar as estruturas gramaticais ou fazer cálculos. Consequentemente, o estudante se cansa e se frustra mais.
Para evitar esse quadro, é importante saber diversificar os tipos de conteúdos estudados. Em um mesmo dia, o estudante pode, por exemplo, se dedicar a uma disciplina de humanas, como história e resolver exercícios de química. Assim, a preparação será mais dinâmica e produtiva.

Matéria nunca acaba

Muitas vezes, os estudantes escolhem estudar uma matéria até que todos os assuntos se esgotem. A verdade é que as disciplinas nunca têm fim, pois sempre é possível se aprofundar mais e mais.
Então, se a pessoa se programa para estudar química até o fim de março e, por algum motivo, não consegue aprender tudo ou acha que ainda falta algo, ela se frustrará. Por outro lado, isso não acontece com o estudo dividido, uma vez que há uma melhor distribuição do tempo e maior aproveitamento.

Como organizar um calendário de estudos

No começo, é importante fazer um cronograma de estudos para vestibular que tenha a mesma carga horária para todas as disciplinas. Óbvio que não dará para estudar as oito matérias cobradas por dia. Mas se você tiver seis horas para estudar, é possível dedicar duas horas para cada conteúdo, totalizando três disciplinas.
Uma alternativa às tradicionais técnicas é a Pomodoro. Nessa estratégia, o estudante tem 25 minutos para focar em uma atividade, seja ler um texto, fazer um resumo ou resolver exercícios. Decorrido esse tempo, ele pode fazer uma pequena pausa para ir ao banheiro ou tomar uma água e, logo em seguida, começar outra tarefa.
A vantagem da técnica Pomodoro é que ela ajuda a fragmentar o estudo, fazendo com que o estudante não se canse e torne a rotina mais dinâmica. Como resultado, as informações podem ser melhor absorvidas.

Mudanças ao longo do ano

O calendário de estudos não precisa, necessariamente, ser dividido de forma igual durante todo o ano. Quando você perceber que tem mais facilidade em uma disciplina e menos em outra, é possível rever o cronograma de estudos.
Provavelmente, o ritmo de aprendizagem será diferente entre os tipos de conteúdos. Enquanto em uma matéria você pode já estar na fase de revisão, em outra ainda pode haver conceitos a serem aprendidos. Não tem problema. O importante é diversificar o estudo para evitar que ele fique estagnado.
Quer saber como montar um excelente calendário de estudos? A nossa equipe pedagógica pode ajudar você. Inscreva-se no nosso cursinho on-line e comece já a estudar para passar na universidade dos seus sonhos!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF