Chat with us, powered by LiveChat
Ilustração para Ciclos Biogeoquímicos: Ciclo da Água

Ciclos Biogeoquímicos

Você já parou para pensar do que você é feito? Qual a origem das substâncias que compõem as suas células? Nosso organismo é feito de várias substâncias que estão no planeta há muito tempo, milhares de anos! Os átomos que compõem nossas células já fizeram parte de outros seres vivos e do meio ambiente, pois os elementos químicos sofrem um processo de reciclagem ao longo do tempo. Então, vamos conhecer um pouco sobre esse processo? Vamos estudar os Ciclos Biogeoquímicos!

Ciclos Biogeoquímicos

A maneira como um elemento químico flui no meio ambiente ao longo do tempo, ou seja, o caminho que uma substância percorre do mundo abiótico para o mundo dos seres vivos e retorna para o abiótico é chamado de ciclo biogeoquímico.

Essa denominação demonstra o caminho percorrido pelos elementos químicos na natureza. Isto é, ele mostra que passa pelos seres vivos (bio) e pelo planeta (geo – litosfera, hidrosfera e atmosfera).

Nesse texto, vamos abordar três ciclos muito importantes e que são cobrados com frequência nas principais provas. Vamos falar sobre o ciclo do nitrogênio, carbono e água.

Ciclo do Nitrogênio

O nitrogênio é um dos elementos fundamentais para os seres vivos. Esse átomo está presente em moléculas orgânicas como por exemplo: proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA), que são essenciais para a estrutura e funcionamentos dos organismos.

No meio ambiente, está em abundância na atmosfera a forma inorgânica do nitrogênio – N2 . O nitrogênio passará por diversas transformações até chegar em uma forma que será assimilada pelos seres vivos.

Os consumidores obtêm o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores. Eles absorvem o nitrogênio que está presente nos aminoácidos.

Quem introduz o nitrogênio na cadeia alimentar são os produtores. A assimilação desse elemento pelas plantas ocorre com o auxílio de bactérias, que realizam processos que facilitam a absorção. O ciclo do nitrogênio pode ser dividido nas seguintes etapas:

Ilustração do Ciclo do Nitrogênio.

Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/the-nitrogen-cycle

Fixação:

É transformação do N2 em amônia, esse processo é realizado por bactérias.

Amonificação:

A amônia presente no solo é proveniente do processo de fixação ou da decomposição das proteínas e outros compostos nitrogenados, que estão presentes na matéria orgânica morta e nas excretas de seres vivos. Esse processo também é realizado por bactérias e fungos.

Nitrificação:

É o processo de conversão da amônia em nitratos.

Desnitrificação:

É o processo em que o nitrato é convertido em nitrogênios molecular, que retorna para a atmosfera completando o ciclo.

Ciclo do Carbono

O carbono é um elemento essencial para a produção de moléculas orgânicas. Está presente em diversas partes do nosso corpo como nas membranas celulares e no DNA.

Na natureza, é encontrado na forma inorgânica: o dióxido de carbono – CO2 , que é absorvido pelos produtores, seres fotossintetizantes que produzem moléculas como a glicose, que são transferidas através dos diferentes níveis tróficos nas cadeias alimentares. O carbono é devolvido para a atmosfera pelos seres vivos através da respiração.

O dióxido de carbono é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, que em excesso está relacionado com o aumento da temperatura do planeta. A queima de combustíveis fosse está liberando para a atmosfera uma grande quantidade de carbono, que está presente nos fósseis e ficou armazenado por muito tempo sob a terra.

A formação de combustíveis fósseis ocorre lentamente na escala de tempo geológico, mas a liberação dos gases pela ação humana ocorre numa escala de tempo muito acelerada.

Ilustração para o Ciclo do Carbono

Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/the-
carbon-cycle

Ciclo da Água

A água é essencial para a vida no planeta, porém a maior parte da água é salgada e está presente nos oceanos. Apenas uma pequena porção é de água doce, acessível para o consumo. O ciclo hidrológico é complexo e ocorrem mudanças de estado físico da água
durante o percurso percorrido por ela na natureza.

A energia solar é fundamental para a ocorrência desse ciclo, uma vez que o aquecimento é importante para o processo de evaporação e também de derretimento de geleiras, disponibilizando a água para o ambiente. A água também é devolvida para o ambiente pelos seres vivos através da transpiração, respiração, excretas e decomposição da matéria morta.

A água está presente no ambiente em geleiras, rios, lagos, oceanos, nos aquíferos – acúmulos de água subterrâneos e nos seres vivos, os quais retiram a água do ambiente através da alimentação e da ingestão direta.

A figura abaixo mostra os diferentes processos que ocorrem nesse ciclo:

Ilustração para Ciclos Biogeoquímicos: Ciclo da Água

Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/the-
water-cycle

Esperamos que esse texto tenha ajudado conhecer um pouco mais sobre o tema. Bons estudos e continue acompanhando o Blog do Kuadro!

A Carla é formada em Biologia pela UNICAMP. Ela é professora do Kuadro e pode ser vista em várias das nossas aulas ao vivo. Quer saber mais sobre a matéria? Deixe sua pergunta nos comentários.

Blog Kuadro