Chat with us, powered by LiveChat
ciclos de carbono

Ciclos do Carbono

Conheça os Ciclos do Carbono

O carbono é o quinto elemento mais presente no nosso planeta, e pode ser encontrado na sua forma orgânica, quando nos organismos vivos, como animais e plantas; ou na sua forma inorgânica, quando está em rochas e combustíveis fósseis. Desse modo, no ENEM, um assunto recorrente é o Ciclo do carbono, que engloba assuntos tanto de Biologia, quanto de Química. Por conta disso, eu preparei esse post pra te explicar direitinho esse assunto. Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender mais sobre o Ciclo do carbono!

Equações Químicas

O Ciclo do Carbono se fundamenta no processo de fotossíntese, feito por organismos autótrofos (plantas e algas, por exemplo), que retira o gás carbônico da atmosfera para produzir glicose e liberar gás oxigênio. Veja a equação química da fotossíntese abaixo:

6CO2 + 6H2O + energia (luz solar) → C6H12O6 + 6O2  

Uma vez que esses seres vivos constituem a base da cadeia alimentar, os demais seres se alimentam da glicose por eles produzida, e dão continuidade ao Ciclo do carbono por meio da respiração. Veja a equação química abaixo:

C6H12O6 (matéria orgânica) + 6O2 → 6CO2 + 6 H2O + energia

Onde a energia produzida serve para as diversas atividades (manter-se vivo é uma delas) que o ser venha a realizar.

Conheça o ciclo do carbono

Repare que o carbono está em sua forma inorgânica quando no gás carbônico, e em sua forma orgânica quando na glicose. Assim, a respiração e a fotossíntese concluem o que chamamos de ciclo biogeoquímico.

Outros fatores que interferem nos Ciclos do Carbono

Quando seres vivos decompositores, fungos e bactérias, por exemplo, atuam, eles liberam carbono tanto para a atmosfera quanto para o solo. O carbono que foi para o solo pode se tornar grafite, carvão mineral, diamante, combustíveis fósseis (petróleo, gás natural), etc. Isso concorre para a diminuição do gás carbônico na atmosfera.

Já quando ocorrem queimadas, incêndios naturais ou queimas de combustíveis fósseis, a consequência é mais intensa liberação de CO2 para a atmosfera, que agrava o Efeito Estufa.

Outra coisa importante de saber é que os oceanos são muito importantes no Ciclo biogeoquímico do carbono. Isso por que a difusão do gás carbônico na água influencia na concentração de CO2 na atmosfera. Os oceanos também são  o habitat de seres autótrofos. Quanto mais quente, menos CO2 estará dissolvido na água.

Agora que você já sabe mais sobre o ciclo do carbono, por que não treinar com uma questão do ENEM? E logo depois veja uma aula do Kuadro sobre classificação das cadeias carbônicas.

(Enem 2009): O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca:

(a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

(b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

(c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

(d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

(e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

Resolução:

A queima de combustíveis de origem fósseis libera para a atmosfera uma grande quantidade de CO2. Esse CO2, segundo o texto é pertencente à chamada reserva da terra, que está sendo liberada em uma velocidade muito maior do que consegue ser reposta (geração de novos combustíveis fosseis). Isso provoca um desequilíbrio entre as reservas da Terra, do mar e atmosférico.

Resposta: e

Não deixe de treinar com mais questões antigas do ENEM.

O que achou deste post? Continue acompanhando o Blog do Kuadro!

Assista às nossas Aulas Ao Vivo, totalmente gratuitas, sobre assuntos importantes para vestibular!

O João é ITEANO. Passou em um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e é monitor de exatas do Kuadro. Manja muito de Física, Química e Matemática e vai compartilhar algumas experiências com você.

Blog Kuadro