Cinco motivos para se preparar mais cedo para o vestibular

Passar num vestibular não é tarefa fácil. Além de ter de estudar e se lembrar de todo o conhecimento ensinado no ensino médio e fundamental, você precisa se preparar psicológica e emocionalmente para conseguir alcançar o seu objetivo.

Muita gente acredita que estudar durante meio ano será suficiente para conseguir ser aprovado em provas como o ENEM ou outros vestibulares. O principal motivo para essa crença é que, como você estudará tudo mais perto das datas da prova, o conteúdo poderá ficar “mais fresco” na cabeça.

Mas a grande realidade é que começar a estudar o mais cedo possível é a melhor alternativa para passar no vestibular. Não acredita? Aqui vamos apresentar cinco motivos para isso.

Use o tempo a seu favor e ajude sua mente a se organizar

 

1. Você consegue estudar com mais calma para o vestibular

Como o tempo para o estudo é maior, você também consegue aprender o conteúdo com mais calma. Não precisa atropelar tudo goela abaixo. Pode mastigando e digerindo pouco a pouco.

Você realmente aprende aquilo e não apenas decora, o que tem um poder de fixação bem maior.

2. Mais tempo para a prática

Já diziam seus pais: “apenas a prática leva à perfeição”. Nesse período a mais de que você vai dispor, terá a possibilidade de realizar diversos simulados e exercícios, nos quais conseguirá aplicar o conhecimento adquirido.

3. Você consegue se adaptar a realidade dos cursinhos

Quanto antes você começar, mais rápido você estará adaptado à rotina do cursinho que escolher, independentemente de qual modelo optar (online, como o Kuadro, ou presencial)

Adaptado, você não se sentirá esgotado no fim do ano com o ritmo alucinante que um semi-extensivo ou intensivo tem.

4. O psicológico fica mais treinado

Uma das coisas importantes de estar se preparando durante mais tempo é que você consegue treinar o seu psicológico, uma das partes mais importantes para quem quer passar no vestibular.

Com mais tempo é mais fácil de se acostumar com a ideia, que muitas vezes é aterrorizante, de prestar um processo seletivo que pode definir o rumo da sua vida.

5. Dá tempo de aprender com os erros e com os acertos

Muitas vezes, quando você consegue ter mais tempo, você pode prever alguns erros e corrigir o rumo que as coisas vêm tomando.

Por exemplo, imagine que durante todo o seu ensino médio você odiou Biologia por causa daquele professor que não lhe agradava tanto. Só que, no cursinho, com um professor adequado, você percebeu que Biologia era a sua paixão. Pode ser o momento de definir que esse será o seu curso na faculdade.

Se você está em um curso semestral, provavelmente você já terá feito a sua inscrição para o vestibular. Aí já não há tempo para voltar atrás, será necessário mandar brasa e seguir em frente com a sua escolha.

Está convencido a começar a estudar desde o início do ano? Continue acompanhando nosso blog e tenha mais dicas para prestar o vestibular.

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

Blog Kuadro