Código genético sem mistério

Mas o que é o código genético?

Para compreender o que é código genético, temos que lembrar de um processo muito importante que ocorre em nosso organismo, a transcrição.  Nela, uma molécula DNA dará origem a um RNA mensageiro (RNAm). Nessa molécula, estarão presentes diversas bases nitrogenadas Adenina , Uracila, Citosina, Guanina (A,U,C,G) que agrupadas em trios são chamadas de códons. Cada códon define um aminoácido que irá compor uma proteína
Assim, código genético é a relação de correspondência entre os códons do RNAm e os aminoácidos determinados por eles.
As quatro bases nitrogenadas (A,U,C,G) agrupadas de três em três formarão 64 códons. Desse total 61 correspondem aos 20 aminoácidos que compõem as proteínas, enquanto  três códons não correspondem a nenhum aminoácido. Eles funcionam como um ponto final – indicam que ali é o final da proteína. Esses três RNA são chamados de códons de terminação (stop codon).

o que e codigo genetico

O código genético é considerado “degenerado” uma vez que a maioria dos aminoácidos é codificada por mais de um códon.  Também se diz que o código genético é universal, por que ele é praticamente o mesmo em todos os seres viventes. Porém, existem algumas exceções: existem variações no significado dos códons em mitocôncrias de algumas espécies.

Tradução: O mecanismo de síntese proteica

As proteínas são produzidas de acordo com a sequência de códons presentes no RNAm.  Como o RNAm é produzido a partir de uma molécula de DNA, pode-se dizer que a síntese proteica é a tradução de uma informação contida em um gene. Assim esse processo pode ser chamado de tradução gênica.

A síntese de proteínas passo a passo

Esse processo é iniciado com a associação de um ribossomo, um RNAm e um RNA transportador (RNAt). O trio de nucleotídeos no RNAt é chamado de anticódon.  Nesse momento, o anticódon UAC liga-se ao códon AUG que está presente no RNAm. O códon AUG é chamado de códon de tradução. Ele é que determina o local onde será iniciada a síntese de proteínas.

codigo genetico sem misterio

Em seguida, o ribossomo irá percorrer o RNAm. Seu deslocamento será responsável pela leitura e tradução das informações contidas na molécula de RNA. O ribossomo fará a leitura de cada trinca de códons e dessa forma acontecerá o processo de crescimento da cadeia polipeptídica. Esse mecanismo de deslocamento cessa quando o ribossomo chega a um códon de terminação que não tem aminoácido correspondente. Em seguida, todos os participantes do processo se separam e voltam a se unir quando houver a necessidade de produzir uma nova proteína.
Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre esse processo, revise o tema e faça a listas de exercícios! Conte com a gente, nós podemos te ajudar!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF