14 dicas sobre estudar para medicina em casa. Confira!

Pesquisando sobre como estudar para medicina em casa? Como você sabe, esse é um curso bastante concorrido, o que obriga os candidatos a estudarem muito e se dedicarem para passar no vestibular.

Essa disputa tão acirrada tem uma boa explicação. Embora os médicos tenham que se empenhar na profissão é possível colher bons retornos, inclusive financeiro.

Além disso, há um componente ainda mais importante: a certeza de contribuir para o bem-estar e para a saúde da população. Como você sabe, a dedicação dos profissionais da saúde foi fundamental para que superássemos a pandemia do novo coronavírus – por exemplo.

É essa a profissão dos seus sonhos? Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a estudar para medicina em casa. Vamos lá? Acompanhe!

14 dicas sobre como estudar para medicina em casa

14 dicas sobre como estudar para medicina em casa

1. Faça um cursinho online

Ao se matricular em um cursinho online especializado em medicina, você terá acesso aos conteúdos mais cobrados no vestibular. Além disso, as aulas já são separadas pela ordem que você precisa estudar. Assim, fica fácil otimizar o tempo de estudo, não é mesmo?

As aulas gravadas cobrem todo conteúdo que você precisa para passar em medicina, mas um bom curso online também oferece aulas extras, ao vivo. Assim, dá para tirar dúvidas, interagir com outros alunos e resolver exercícios.

Tudo isso ajuda a reforçar o conteúdo e dá um gás extra na hora de estudar!


Além disso, ao estudar para medicina em casa em um cursinho online qualificado, você pode contar com uma tutoria pedagógica individual.

Esse “personal trainer” dos estudos ajudará você a reconhecer os pontos onde é preciso melhorar e assim garantir que você brilhará na hora da prova. Esses encontros acontecem por videoconferência: o atendimento é privado e individual.

Monitoria de dúvidas

Em um cursinho online você também terá monitoria para solucionar todas as dúvidas, tanto sobre as aulas quanto sobre os exercícios. Assim, você não vai ter dúvidas ao resolver as questões mais cobradas da prova.

O ideal, é que o cursinho online tenha uma metodologia de três pilares: entender, aprender e fixar.

Para entender bem um assunto é preciso ter aulas objetivas com professores experientes. Assim, você entenderá bem todo o conteúdo cobrado nas provas do vestibular. Nada melhor para quem quer estudar para medicina em casa, não é mesmo?

O segundo pilar é aprender. Aqui, é hora de fazer muitos exercícios sobre o conteúdo já visto nas aulas online. Comece pelos mais fáceis e vá aumentando o nível de dificuldade até conseguir resolver os mais complexos.

O terceiro pilar é fixar. É hora de revisar tudo o que foi estudado e resolver vários exercícios para que você possa se lembrar de tudo no dia da prova.

2. Comece a estudar o mais cedo possível

Decidiu estudar para medicina em casa? Então, comece o quanto antes. Como você sabe, esse é um curso muito concorrido e para passar é preciso estudar bastante.

O ideal é começar os estudos já no final do ensino médio. Você pode fazer um cursinho online durante esse período e assim ir pegando o ritmo dos estudos.

Se você quiser entrar em um curso de medicina que usa a nota do Enem, a nota de corte é mais ou menos 850 pontos. Isso significa que você precisa ir bem em todas as provas e fazer uma boa redação.

Nos vestibulares tradicionais, a concorrência também é alta. Muitas vezes, há mais de 200 candidatos por vaga. Ou seja, nesse caso também é preciso ir bem em todas as provas, principalmente nas disciplinas específicas, e tirar uma boa nota na prova de redação.

Também é importante observar que nos processos seletivos específicos as provas costumam ser mais complexas, o que significa que você precisa estudar ainda mais.

Agora, se você já se formou no ensino médio e ainda não começou a estudar, não desanime. Se matricule em um bom cursinho online, arregace as mangas e foque nos estudos.

3. Estabeleça horários de fixos

Quando você ia para a escola, as aulas começavam sempre no mesmo horário, não é mesmo? O fim das atividades e o horário de descanso também eram fixos, certo?

Pode ser que você ache essa rotina de estudo meio entediante, no entanto, para garantir um bom rendimento e um bom desempenho, o cérebro precisa de bons hábitos.

Isso significa que para estudar para medicina em casa é preciso ser disciplinado. Por isso, comece fixando os horários de início e de término dos estudos.

Caso você tenha um imprevisto em um dia e precise começar estudar mais tarde, volte à rotina normal assim que possível. Esses hábitos ajudam a disciplinar a mente e aumentar a confiança.

4. Crie um cronograma de estudos

Estudar para medicina em casa exige dedicação e disciplina. Por isso, é importante definir toda matéria que será estudada nos próximos dias, isso é essencial para evitar estudar os assuntos que você mais gosta e deixar os que considera mais difíceis de lado.

Por onde começar? Monte um cronograma de estudos. Você pode dividir as matérias de acordo com as aulas que serão dadas no curso de vestibular online, por exemplo.

Não sabe como montar um cronograma? Comece definindo as datas. O ideal é estudar de segunda a sexta – ou talvez até no sábado pela manhã –  e descansar aos finais de semana. Depois, acrescente os conteúdos que serão abordados.

O cronograma deve incluir ainda horários para revisão e para a resolução de exercícios. Dependendo do cursinho online que fizer, você terá o suporte necessário para elaboração do cronograma de estudos junto aos educadores. 

5. Estabeleça metas

Registre os tópicos que você precisa estudar para cumprir todo o conteúdo. Além de ajudar na organização, esse hábito te deixará mais motivado. Isso porque ao completar suas metas, você sentirá uma sensação de dever cumprido.

Vale lembrar, no entanto, que essas metas precisam ser realistas. Não adianta se programar para estudar um conteúdo muito extenso em poucos dias se você não dar conta do recado. Observe quais são as suas dificuldades e tente se adaptar para superá-las.

6. Mantenha-se motivado

Manter-se motivado é crucial para não perder o foco ao longo dos meses. Não adianta abrir as apostilas e estudar se você estiver desanimado. Mesmo que você se dedique, dificilmente conseguirá absorver o conteúdo.

Nesses dias, saia para caminhar por, pelo menos, 30 minutos, tome um banho e faça um lanche reforçado. Para não perder o dia, se dedique à leitura de textos mais leves ou faça alguns exercícios. Depois, basta ajustar o cronograma.

Lembre-se: A motivação não é um estado de espírito, mas um hábito. Para passar no curso dos seus sonhos, um sacrifício ou outro valem a pena.

7. Se organize

Outra dica sobre como estudar em casa para o vestibular? Organize-se! Se você faz um cursinho pré-vestibular online, a organização é fundamental para “não deixar a peteca cair”.

Além de horários fixos, você precisa de um ambiente exclusivo para estudar. Seguir um padrão ajudará o cérebro a entender que acabou a diversão: é hora de estudar.

Monte um QG para você. Pode ser em um cantinho do quarto, da sala ou da copa. A área deve ser silenciosa e afastada da convivência familiar.

O ideal é contar com uma mesinha, uma cadeira confortável e com uma boa iluminação. Isso é fundamental para espantar o restinho de sono da manhã e evitar que a vista fique cansada.

Cores como branco, laranja e amarelo estimulam as atividades intelectuais, por isso, se possível, use-as no ambiente.

O notebook e todo o material necessário para o estudo deve ficar perto de você. Assim, você não irá interromper os estudos sempre que precisar pegar o livro ou um caderno. Além disso, o material didático deve ficar organizado, isso facilita os estudos.

8. Segmente o conteúdo que será estudado

Segmentar o conteúdo é uma boa estratégia de estudo. Organize o material por relevância e comece pelas matérias que você tem mais dificuldade ou que exigem mais concentração. Em seguida, estude as mais fáceis.

De tempos em tempos, revise a matéria. As vídeo aulas duram cerca de 2 horas. Assim, dá para reler as anotações feitas em 15 minutos. Essa revisão deve ser atenta, mas não é preciso aprofundar demais – o objetivo é relembrar o que foi dado e “entrar no clima” da disciplina.

Essa revisão também serve para solucionar dúvidas e para destacar os pontos mais importantes.

No fim da semana, é hora de revisar toda a matéria estudada nos últimos dias. Essa revisão deve ser feita criteriosamente, para não deixar os conteúdos se acumularem.

Além disso, uma vez por mês você deve revisar toda a matéria estudada nos últimos 30 dias. Assim, o conteúdo ficará fresco na memória.

A cada dois meses, você pode fazer uma revisão periódica. Foque nos pontos mais importantes e nos exercícios mais cobrados no vestibular.

Quando concluir uma matéria, é hora de revisar tudo, desde o início. Nos dias anteriores ao teste, basta refazer algumas provas. Essas etapas são fundamentais para que a matéria fique bem fixada e garantirá que você faça um bom exame.

9. Evite distrações

Outra dica sobre como estudar para o vestibular em casa? Evite distrações. Claro, a internet é uma importante aliada do estudante. Graças a ela você pode assistir as aulas, fazer exercícios ou simulados e baixar livros em pdf.

O problema é que com essa ferramenta ao alcance dos dedos, você pode acabar se distraindo com as redes sociais, em sites ou com alguma série. Não cometa esse erro! O tempo é precioso, por isso não deixe as responsabilidades para depois.

Ao ligar o notebook, o ideal é abrir somente as abas do cursinho de vestibular online e dos conteúdos que você utilizará durante os estudos.

Além disso, desligue a TV, o tablet e o telefone celular. Também é importante avisar a sua família para não te incomodar durante seu horário de estudo.

10. Desenvolva a autonomia

Desenvolver a autonomia é outra dica importante para quem vai estudar para medicina em casa.

Isso porque estudar por um cursinho online exige que você interaja com os professores e com os colegas e tire suas dúvidas com os tutores. Afinal, para passar no vestibular de medicina você precisa se comprometer com os estudos.

Por isso, não deixe as dúvidas se acumularem, cumpra o cronograma de estudos e aprofunde o seu conhecimento em prol do seu objetivo.

11. Concilie os estudos com outras atividades

Você sabia que uma pessoa só consegue se concentrar por, mais ou menos, 50 minutos? Por isso, nas escolas de ensino médio as aulas duram exatamente esse tempo.

Sabe o que isso quer dizer? Não adianta estudar por 3 horas seguidas e se entupir de café para dar um gás no conteúdo. O ideal é descansar por 10 minutos a cada 50 minutos de estudo.

Você pode usar esse tempo livre para ir ao banheiro, ler uma história em quadrinhos, fazer um lanche ou se alongar. O importante é que a mente descanse, o que é fundamental para fixar novas informações.

Se você não for muito disciplinado, não use esse tempo para ver TV ou para navegar na internet. Se esses minutos livres se transformarem em horas, você irá comprometer todo o seu rendimento.

12. Invista pesado na redação

Se você vai estudar para medicina em casa, deve saber que a prova de redação é uma das mais importantes.

Além de aumentar a média final, essa prova também é usada como critério de desempate. Ou seja, caso dois candidatos tenham a mesma nota quem for melhor na redação se classifica na frente.

Para fazer uma boa prova de redação, é preciso ler bastante sobre temas variados, como geografia, biologia e comportamento. Você também pode ler sobre o cenário político mundial, os problemas enfrentados pelas nações e as soluções propostas.

O ideal é conhecer diferentes pontos de vista e estudar as raízes de cada questão. Além disso, é preciso escrever muito. Faça, pelo menos, duas redações por semana.

Outra coisa importante: leia as redações que tiraram nota máxima e use-as como inspiração. Ao se inscrever no vestibular, verifique com atenção o modelo de texto que será solicitado. Essa informação consta no edital.

13. Reforce os estudos em Matemática e Ciências da Natureza

Sabia que esses dois conteúdos são essenciais para quem vai estudar medicina em casa? Ir bem em Matemática garante uma boa pontuação já que essa matéria não é o forte de quem estuda para medicina.

Pelo modelo de correção do Enem, por exemplo, o candidato que acertar questões fáceis, médias e difíceis consegue uma boa classificação.

Já uma boa prova de Ciências da Natureza garante uma boa classificação em vestibulares que dão maior peso a essas disciplinas. Essas matérias também são importantes, pois são a base do curso de medicina.

14. Não abra mão do lazer

Como você viu, estudar para medicina em casa exige foco e dedicação. No entanto, você não deve abrir mão do seu lazer. Vale praticar um esporte, ir ao cinema ou se reunir com os amigos no fim de semana.

Você também não precisa abrir mão das suas séries favoritas, você pode assistir a alguns episódios no fim do dia ou nos finais de semana.

Saber conciliar as obrigações com o lazer é fundamental para evitar o estresse e deixar esse período mais leve. Isso garantirá o seu sucesso na prova de medicina.

Gostou das nossas dicas sobre como estudar para medicina em casa? Então, que tal aproveitar para descobrir como se dar bem em provas de múltipla escolha?

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF