Como Conciliar Estudos e Vida Social

Mesmo para quem está buscando a aprovação nos vestibulares mais concorridos de nosso país, estudar a maior quantidade de horas possíveis não é solução para aprovação. Ser capaz de equilibrar seus estudos com uma vida social é essencial para manter a sua saúde e sua capacidade de absorção de conteúdos
É preciso ter a responsabilidade e a maturidade para conseguir manter seus estudos e seu relacionamento com amigos e família em equilíbrio durante o período de vestibular. É claro que você deve focar em ingressar na universidade. Porém, saber medir ambas as relações pode ser difícil para alguns. Pensando nisso, o Kuadro separou algumas dicas de ouro para você!

Desenvolva um cronograma de estudos

Criar um bom cronograma de estudos é a chave para conseguir alcançar um bom desempenho em seu ano de vestibular. A organização é o segredo para conseguir manter uma vida social neste período. Para isso, é preciso mapear como será a rotina durante as aulas.
Separe a quantidade de matérias que você precisa estudar durante o ano e encaixe-as no tempo disponível em sua agenda com moderação. Defina seus horário e cumpra-os, sempre fazendo pausas estratégicas de alguns minutos para deixar seu cérebro descansar, evitando também o estresse.
Se você for capaz de organizar o seu tempo ficará muito mais fácil encaixar sua vida social no cronograma. Os finais de semana, por exemplo, parecem muito tentadores para os vestibulandos, que querem estudar do início da manhã até o final da noite. Porém, lembre-se: o tempo lugar para encaixar seus momentos de lazer é aos sábados e domingos.

Deixe suas prioridades claras e atente-se aos seus horários

É bastante importante deixar claros quais são os seus objetivos e do que você vai precisar abrir mão quando começar a sua rotina de estudos para o vestibular. Converse com seus amigos e família para todos compreenderem que estará um pouco mais ausente, mas não sumirá completamente.
Dessa forma, quando você combinar programas para colocar a conversa em dia com aqueles que se importam com você, todos entenderão que você está se esforçando para manter uma vida social e um bom relacionamento mesmo sendo um vestibulando dedicado.
Porém, não se esqueça: tenha atenção aos seus horários. Depois de definidas as horas em seu cronograma de estudos, faça questão de cumprir tudo à risca. É claro que pode ser necessário realizar algum ajuste aqui ou ali, mas nada que possa prejudicar a sua produção.
Gostou dessas dicas? Se você também é um vestibulando, não deixe de acompanhar o blog do Kuadro!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF