Chat with us, powered by LiveChat
Leia este artigo e descubra como entrar no ITA com excelência e rapidez!

Como entrar no ITA em pouco tempo de cursinho

O ITA, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, tem um dos vestibulares mais concorridos do país. Ele oferece seis cursos de graduação em diferentes engenharias, sendo eles de Engenharia Eletrônica, Aeronáutica, de Computação, Mecânica-Aeronáutica, Aeroespacial e Civil-Aeronáutica.

Mas por que é tão difícil passar no vestibular do ITA? A resposta está ligada à tradição do Instituto e à concorrência elevada. Neste artigo, você vai conferir dicas de como entrar no ITA com mais facilidade e mais rápido! 

O instituto 

O ITA foi fundado em 16 de janeiro de 1950 com algumas missões definidas. Entre elas, elevar e incentivar, por meio da educação, o progresso das tecnologias e das ciências intrínsecas às atividades aeroespaciais. Daí vem o prestígio e pioneirismo do Instituto.

Logo que foi criado e um tempo depois de sua data de fundação, o ITA estava sediado na cidade do Rio de Janeiro. Hoje, a sede fica em São José dos Campos, interior de São Paulo.

As vagas oferecidas para cada um dos cursos são extremamente enxutas, outro fator que acarreta num maior grau de dificuldade na hora de ingressar no Instituto. O número de candidatos por vaga chega a incríveis 115. Ou seja, são quase 12 mil e quinhentos inscritos no vestibular para as 110 vagas disponíveis.

As questões (60 na primeira fase e 10 na segunda) são, na sua maioria, elaboradas dentro do próprio ITA pelos professores da casa – com exceção das de língua portuguesa e inglês. A prova também conta com uma redação e perguntas dissertativas de Matemática, Física e Química.

Neste artigo você descobre como entrar no ITA com excelência e rapidez!

Neste artigo você descobre como entrar no ITA com excelência e rapidez!

Como ingressar no ITA 

Existem duas dicas importantes aos alunos e alunas que se perguntam em como entrar no ITA: se atente não apenas às questões de exatas, mas também às perguntas relativas ao campo das ciências humanas e esteja preparado para uma prova extensa e cansativa, que exige cálculos exatos e resoluções completas. Mas não é só isso. Saiba mais dicas de como passar com excelência: 

1. Quanto antes, melhor

Antecipe seus estudos. Isso quer dizer que quanto antes começar a se preparar para o vestibular, melhor.

Durante o ensino médio, poucos alunos estão realmente focados em passar no vestibular. Por isso, se você começar a ir atrás dos conteúdos já durante essa fase, no momento em que se formar vai precisar de pouco tempo de cursinho preparatório do ITA para realizar seu sonho. Então, que tal começar hoje mesmo?

2. Realize simulados  

Resolver simulados dos anos anteriores é uma boa dica de como estudar para o ITA sozinho. Mas atenção! Para a técnica funcionar 100%, o importante é realmente simular um dia de prova.

Isso significa que o celular deve estar desligado, e o tempo, cronometrado com rigidez. Nada de consultar questões na internet ou usar calculadora para resolver contas. Fique em um lugar silencioso e mantenha-se concentrado. Assim, quando o vestibular de verdade acontecer, você já vai estar habituado.

3. Não deixe de lado a redação e o português

Pressupõe-se que, se você deseja estudar no ITA, seu nível de conhecimento nas ciências exatas já é acima da média. Por isso, garantir um bom desempenho nas questões de língua portuguesa e na redação pode ser um diferencial importantíssimo.

O inglês também é cobrado na prova e é exigido do vestibulando que acerte um número mínimo de questões de língua estrangeira. Então, não deixe de lado essa matéria.

4. O equilíbrio é importante

Se você pensa que o vestibulando do ITA não deve ir a festas ou sair com seus amigos, está muito enganado. Conciliar os estudos com a vida pessoal é muito importante.

Não tem como negar, as festas serão bem menos frequentes. Mas, ainda assim, manter um ciclo social saudável, em que o estudante vai ao cinema, viaja, pratica esportes e se diverte com seus amigos, garante que a saúde psicológica fique alinhada com a saúde física – algo muito importante para um bom desempenho na hora da prova.

Quem é o estudante do ITA?

O vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica exige uma boa base de conhecimento para que o aluno seja admitido. No ano passado, 40,9% dos aprovados eram do estado do Ceará. Fortaleza, a capital, reuniu 45 das 110 vagas disponíveis. A cidade de São José dos Campos, onde está localizado o instituto, ficou em segundo no ranking, com 44 das vagas.

Saiba como foi o resultado do vestibular de 2017:

Veja os índices de aprovação do ITA, um dos vestibulares mais concorridos do país.

Veja os índices de aprovação do ITA, um dos vestibulares mais concorridos do país.

Agora que você já está mais confiante sobre o vestibular do ITA, está na hora de testar seus conhecimentos e se preparar para uma das provas mais difíceis do país.

No Kuadro, cursinho preparatório on-line com sede em São José dos Campos, 23 alunos foram aprovados no instituto. São opções incríveis de cursinhos personalizados, que vão te ajudar a alcançar esse sonho e descobrir como entrar no ITA. Entre no site e confira!

Blog Kuadro