Como estudar atualidades para a prova?

Como estudar atualidades para a prova?

O vestibular é um tipo de prova que exige conhecimento amplo dos candidatos. Isso inclui os fatos que acontecem no país e em todo o mundo. Por isso, é importante saber como estudar atualidades para a prova.

Não basta que o estudante leia algumas notícias por dia, pois dificilmente irá memorizar todas essas informações. Pensando nesse desafio, separamos algumas dicas para que você estude com mais qualidade.

Use fontes de referência

Para se manter informado, é importante utilizar boas fontes de informação. Quanto mais bem escrito e detalhista em dados for o veículo, melhor. Assim, você poderá ter uma visão ampla dos acontecimentos.

Apesar de hoje em dia ser possível encontrar informação em vários lugares, nem sempre é de qualidade. Muitos sites publicam notícias especulativas, isto é, sem a conclusão dos fatos ou não escrevem bem as matérias. Portanto, tenha atenção ao escolher as fontes que irá usar para se informar.

No Brasil, os principais veículos jornalísticos são: Veja, Exame, Carta Capital, Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo. Além desses, há importantes sites especializados em determinados conteúdos, como o InfoMoney, que é focado em assuntos econômicos.

Para quem deseja estudar atualidades sob outra visão, vale a pena ler veículos internacionais. Entre os melhores do mundo estão o grupo britânico BBC e o espanhol El País.

Leia opiniões divergentes

A fim de evitar que você enxergue apenas um lado da história, busque informação em canais de diferentes linhas editoriais. Mesmo que você não concorde com determinado ponto de vista, essa divergência ajudará a pensar sob outro ângulo. Na prática, isso irá aumentar seu poder de argumentação para a redação.

Mas como saber qual é o pensamento do jornal? Bem, isso você perceberá com a prática. A princípio, é importante que você veja uma notícia em ao menos dois canais, sejam jornais impressos ou televisivos. Aos poucos, você irá ver que cada veículo possui uma linguagem e forma de abordar um tema.

Faça resumos sobre os temas

É óbvio que não tem como cobrar todos os acontecimentos do ano no vestibular. Provavelmente, a prova irá exigir que você tenha entendido as principais notícias que impactaram o país e/ou mundo.

Quer saber o que é mais relevante? Basta acompanhar o noticiário. Se uma notícia é divulgada mais de uma vez, as chances de ela ser destaque são maiores. Por exemplo: quando ocorreu a crise hídrica em São Paulo, todos os veículos noticiaram isso por dias seguidos.

Além do fato em si — o estado ter dificuldades de abastecimento — os jornais passaram a apresentar o contexto disso. Ou seja, o porquê a crise e quais seriam as possíveis soluções para ela.

Quando observar que um tema é destaque na imprensa, faça um resumo ou mapa mental sobre ele, apontando causas, consequências e personagens importantes. Isso te ajudará a enxergar o assunto de forma mais completa e será essencial para a sua revisão.

Assista debates e palestras

Muitas vezes, o noticiário pode confundir, por exigir um conhecimento prévio. Para entender os conflitos no Oriente Médio, por exemplo, o estudante precisa ter noções de história e geografia.

Para facilitar isso, é interessante assistir a programas de debates e palestras. Assim, você conseguirá acompanhar melhor as notícias. Além disso, isso pode ajudar na memorização dos fatos ocorridos.

Existem diversos programas nesse estilo, como o Roda Viva da TV Cultura. Nele, importantes personalidades da atualidade são sabatinadas sobre assuntos relacionados com a área de atuação delas. Há ainda o site Curta Docs, que possui vários documentos latino-americanos, e ajudam a entender a realidade dessa região.

Treine a redação

Mais do que acompanhar as notícias para o vestibular, é essencial que você saiba demonstrar a relação entre os fatos. Como já dissemos, as notícias estão interligadas, por isso, é tão importante ter uma visão ampla.

Um dos principais critérios das redações dos vestibulares é a argumentação. O estudante até pode escrever corretamente, mas se não souber falar sobre o assunto e tiver argumentos fracos, a nota será baixa.

Portanto, conforme for acompanhando e estudando as atualidades, treine a sua redação. Escolha alguns temas que estão mais destaque e faça textos dissertativos sobre eles. Além de ajudar você a entender melhor os fatos, isso será muito importante para a sua produção textual no dia da prova.

Agora que você já sabe como estudar atualidades, que tal começar a se preparar para o vestibular? No cursinho on-line do Kuadro, você tem acesso a materiais de qualidade de todas as matérias, além de orientação sempre que precisar para entender as notícias. Inscreva-se já!

Petropolitana, mas do mundo. Morei em muitos lugares e achei minha Pasárgada na UFMG, na Faculdade de Letras onde conclui minha graduação. Especializei-me em Gramática e em Linguística Aplicada. E continuo estudando! Agora faço especialização em Psicopedagogia, para entender ainda mais das dificuldades dos meus alunos. Sou professora em pré-vestibulares, orientadora pedagógica, coach de vestibulandos, youtuber e muito apaixonada pela Língua Portuguesa. Acompanhei centenas de alunos até o ingresso na faculdade e acredito no poder transformador da educação. Vamos estudar juntos?

Blog Kuadro