Chat with us, powered by LiveChat
Como estudar os livros para vestibular

Como estudar os livros para vestibular

Além de estudar toda a matéria do Ensino Médio, quem deseja ingressar no ensino superior também deve dar atenção aos livros para vestibular. Essas obras sempre são cobradas, portanto não existe a chance de você ler e não cair.

Como os conteúdos para estudar já são extensos, vale a pena recorrer a algumas estratégias para tirar o melhor proveito do estudo. Confira algumas dicas do que prestar atenção ao ler os livros e como se preparar nessa parte!

Descubra quais são os livros do vestibular

Os livros de leitura obrigatória para o vestibular costumam mudar a cada dois anos em média e variam de acordo com a instituição. Os livros da Fuvest não são os mesmos da Unicamp e assim por diante.

Por isso, dependendo do número de vestibulares que você pretende prestar, é importante começar a leitura o quanto antes. O único grande exame que não cobra livros é o Enem, apesar de exigir bastante conhecimento em todas as escolas literárias.

Leia por prazer

As obras literárias para o vestibular têm a mesma importância que matérias como química e física. Então, não vale a pena deixá-las de lado ou para depois, e se dedicar apenas às outras disciplinas.

Por ser tratarem de histórias de ficção — e serem uma forma de expressão artística — essas obras devem ser vistas como tal. Por isso, na hora de ler os livros obrigatórios, pense que esse é um momento de lazer, não uma atividade sofrível. Assim, você irá conseguir mergulhar melhor no enredo e absorverá mais do que leu.

Utilize o texto integral

Os resumos são muito úteis para serem lidos depois que você já leu o livro. Afinal, ele mostra uma visão ampla da história e, por isso, servem para refrescar a matéria.

Contudo, eles não devem substituir a leitura atenta e minuciosa da obra completa. Mesmo que no começo seja difícil se acostumar com a linguagem do autor, vale a pena se esforçar para ir adiante.

É importante notar que os exames não cobram apenas o conteúdo dos livros de vestibular, mas também as estruturas. Por isso, apenas quem realmente lê as obras está apto a resolver essas questões com segurança.

Para conseguir ler tudo a tempo, é fundamental que você inclua a leitura no seu cronograma de estudos desde o começo do ano. Assim, se você ler uma obra por mês, até a data da prova já terá terminado todos.

Faça anotações

Conforme for lendo, faça algumas anotações do que julgar importante. Elas devem ajudar a responder aspectos básicos, como:

  • quais são os personagens principais? como eles são caracterizados?;
  • como é a ambientação da obra? onde e quando ela se passa?;
  • qual é a principal figura de linguagem usada pelo autor?,
  • por que essa obra é importante para a literatura? ela trouxe algo de novo? se sim, o que?

Converse com os amigos

Você conversa com os seus amigos sobre as séries e filmes da Netflix? Então, por que não trocar ideia sobre as obras do vestibular? Se possível, organize a ordem de leitura com os seus colegas.

Dessa forma, vocês lerão ao mesmo tempo as mesmas obras e poderão trocar informações e impressões importantes sobre isso. Ao conversar, esse assunto se torna mais leve e você consegue memorizar facilmente alguns detalhes dos livros.

Vamos supor que vocês estejam discutindo as características da escrita do Machado de Assis. Ao relembrar alguns trechos, vocês irão se lembrar da ironia dele e isso será levado para a prova.

Mergulhe nas obras

Uma forma de vivenciar mais de perto as obras literárias — e ainda relaxar — é buscar referências em outros meios. Nesse aspecto, vale a pena ir ao teatro assistir às peças e pesquisar se o livro já foi adaptado para os cinemas.

Esse é um método bastante interessante para sair um pouco da pressão dos livros, enquanto faz uma atividade prazerosa. Mas deixe para fazer isso apenas depois que já tiver lido a obra, assim, esse momento servirá para revisar e fixar o que foi estudado.

Conte com as aulas do Kuadro

Fazendo a leitura minuciosa dos livros obrigatórios e acompanhando as aulas do Kuadro, você terá grandes chances de se destacar em literatura. Além dos conteúdos sobre as obras, nós temos temos exercícios e simulados com base nas provas anteriores.

Aproveite já para começar a sua preparação. Lembre-se de que o Kuadro pode te ajudar nessa caminhada. Confira quais livros para vestibular cairão na sua prova e faça uma boa leitura!

Petropolitana, mas do mundo. Morei em muitos lugares e achei minha Pasárgada na UFMG, na Faculdade de Letras onde conclui minha graduação. Especializei-me em Gramática e em Linguística Aplicada. E continuo estudando! Agora faço especialização em Psicopedagogia, para entender ainda mais das dificuldades dos meus alunos. Sou professora em pré-vestibulares, orientadora pedagógica, coach de vestibulandos, youtuber e muito apaixonada pela Língua Portuguesa. Acompanhei centenas de alunos até o ingresso na faculdade e acredito no poder transformador da educação. Vamos estudar juntos?

Blog Kuadro