COMO ESTUDAR PARA O ENEM NA QUARENTENA

Estamos vivendo em um momento único e diferente de tudo o que já vivemos. Essa pandemia chamada COVID-19 tem deixado muitos alunos de cabelo em pé. Muitos ficam na dúvida: será que a prova do ENEM vai acontecer? Será que devo continuar com os meus estudos? Se sim, como estudar para o ENEM na quarentena? 

Se você está com essas dúvidas em mente, não se preocupe. Vamos te dar algumas dicas para que você não perca o seu ano. Veja como estudar para o ENEM na quarentena. 

Se você não é aluno Kuadro, sem problemas, essas dicas também vão ser de ajuda para você nesses dias de quarentena. 

Quais as vantagens da quarentena nos estudos?

Antes de mostrarmos como estudar para o ENEM na quarentena, vamos ver como aproveitar da melhor maneira possível esse período. 

As pessoas estão só falando mal dessa quarentena e não estão olhando para o lado positivo de tudo isso. Já que precisamos passar por essa situação, vamos passar da melhor maneira possível. Vamos ver o lado positivo do isolamento social. 

Porém, quais as vantagens da quarentena? 

Todos os nossos alunos(que podem) estão trancados em casa. As escolas estão com as aulas suspensas, e só quem precisa, realmente, está saindo de casa. Quem são esses? Aqueles que são enfermeiros, que trabalham em supermercados, entre outros locais. 

Se você está em casa, veja o lado bom. Se você não é aluno do Kuadro e participava de algum curso presencial, utilize o tempo gasto com o seu deslocamento e estude mais. Você pode utilizar nossas matérias do Youtube, do nosso blog, entre outras matérias. Não perca tempo, aproveite o isolamento para estudar mais. 

Agora, se você é nosso aluno, sua rotina de estudos não vai mudar, já que nossos cursos são totalmente online. A dica importante que damos para que você aproveite o tempo livre é: aumentar as horas de estudo. 

Se você é aluno e trabalhava fora e dedicava apenas 1 ou 2 horas de estudos, aproveite o isolamento para aumentar a quantidade de horas de estudos. Transforme 1 hora em 2 ou 3. Transforme as 2 em 3 ou 4 horas. 

Enfim, o importante é não desanimar. Aumente os seus estudos, como diz uma frase que já ouvimos há muito tempo: “No problema, você dobra”. Dobre, então, o tempo de estudos. 

Como estudar para o ENEM na quarentena com mais tempo? Veja algumas estratégias interessantes a seguir. 

Como estudar para o ENEM na quarentena? Quais estratégias devo usar?  

Mostramos acima que você deve utilizar o seu tempo livre para dobrar o tempo de estudos. No entanto, como estudar para o ENEM na quarentena? Utilize algumas estratégias simples de estudos.

Acompanhe, a seguir, nossas estratégias de estudos e não perca tempo.

1 – Monte uma agenda de estudos 

Para você, que é nosso aluno, e também para aqueles que não são, nossa primeira dica é montar uma agenda de qualidade para os estudos. 

Inclua, nessa agenda, um período adequado de estudos, mas também coloque nessa agenda um período de descanso. Faça atividades boas para a cabeça, um jogo, atividades físicas, yoga, entre outras atividades. 

Suas horas de estudo devem ser de qualidade. E, para isso, a cabeça precisa estar boa, fresca, por assim de dizer. Por isso, reserve um tempo para estudar e para outras atividades. 

2 – Tenha uma meta semanal 

Já mostramos aqui, em outros posts, que o ideal é o estudante separar a matéria a ser estuda por semana. Isso vai te ajudar a não atropelar matérias. No final de cada semana, verifique se você atingiu a sua meta semanal e passe para a próxima semana. 

Se perceber que ainda não está dominando a matéria estudada naquela semana, volte e estude novamente a mesma matéria. Só passe para a próxima se, realmente, estiver dominando a estudada. 

3– Preencha as lacunas das matérias 

Outra dica de como estudar para o ENEM na quarentena é preencher as lacunas que ainda existem por matéria. Se você perceber que ainda precisa de mais conteúdo nos seus estudos, procure ajuda. 

Para estudantes que têm assessoria: os alunos aqui do Kuadro não precisam buscar informações fora da nossa plataforma. 

Todavia, se você não é aluno Kuadro e perceber que a sua plataforma de estudos não está sendo o suficiente, procure outras formas de estudos fora. 

Faça simulados, faça exercícios complexos e procure informações em outros locais. Cuidado, para não desfocar o seu estudo!

 

Para alunos que estão estudando sozinho: procure em vídeos de Youtube, Facebook, blogs e sites. Mas, atenção: procure especialistas por matéria. Entre nesses sites e procure ajuda específica neles. Faça perguntas, participe de fóruns, entre outras plataformas. 

Não saia atirando para todos os lados, isso pode causar confusão. 

 

Se você quer saber mais sobre como estudar para o ENEM na quarentena, acesse o nosso site. O nosso site Kuadro e o nosso canal do Youtube estão repletos de conteúdos de qualidade. Você vai conseguir, com a nossa ajuda, estudar de uma maneira eficiente nessa quarentena. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro