Como estudar para o Enem sozinho: 10 dicas que vão te ajudar nessa missão

A falta de tempo ou de recursos são algumas das principais dificuldades para o estudante que está se preparando para o vestibular. Em contrapartida, a escolha por um estudo autônomo, ou seja, sozinho, também é algo desafiador. Principalmente porque é algo que exige muita disciplina e determinação.

Por isso, algo que muitos estudantes que decidem embarcar nessa jornada de ensino por conta própria se perguntam é: como estudar para o Enem sozinho de uma forma eficaz e que traga resultados? Para responder essa pergunta, separamos 10 dicas práticas que vão te ajudar a estudar para o Enem. Leia o post e confira!

1. Estabeleça uma rotina

Ter horários certos para dormir, acordar, começar a estudar e para o descanso é parte fundamental do processo. Isso porque uma rotina organizada ajuda o estudante a encarar o dia com mais leveza, sabendo quais seus próximos passos e conseguindo criar um plano de estudos para o Enem mais organizado.
O cérebro se acostuma com essa rotina e passa a reagir com mais tranquilidade a essas demandas que o estudo por conta própria exige.

2. Corpo descansado, mente descansada

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha um mínimo de oito horas de sono por dia para manter um estilo de vida saudável. Seguir isso é muito importante para quem está prestando vestibular. Ter hábitos de sono irregulares e insuficientes diminui a cognição e prejudica a interpretação de textos e reflexos – e, consequentemente, afeta os estudos.
Por isso, é importante garantir que sua rotina de estudos de matérias do Enem seja eficaz. Fora isso, manter uma boa relação com o seu sono também garante um círculo social mais saudável, outro ponto importantíssimo.

3. Já tentou ouvir música?

A técnica pode ser controversa, mas há quem garanta que ouvir músicas durante o estudo ajuda a aprimorar o aprendizado. O tipo de música vai variar de acordo com o estilo de cada um.
Há quem prefira ouvir músicas clássicas, sem letra, apenas com a melodia. Já outras pessoas não se importam em cantarolar alguma coisa enquanto resolvem um exercício. Como estudar sozinho para o Enem pode ser cansativo, a música ajuda a levantar o astral e animar o estudante enquanto faz questões mais complexas.

4. Procure videoaulas

As videoaulas funcionam quase como professores particulares. Você pode voltar quantas vezes quiser no ponto que teve dúvidas e apreender a matéria no seu próprio ritmo.
Fora isso, você pode decidir o que estudar para o Enem quando e onde quiser. Videoaulas são muito práticas e ótimas opções para quem estuda sozinho.

5. Escolha bons materiais

Pode parecer bobagem, mas dar a si mesmo alguns “mimos” que incentivem o estudo pode ser uma boa estratégia.
Comprar canetas, papéis, adesivos diferentes ajuda a tornar a hora do estudo em algo mais leve e divertido. Fora isso, organizar resumos por cores também é uma técnica de memorização super válida e que auxilia o estudante que está procurando métodos de como estudar para o Enem sozinho.

6. Mude o ambiente

Outra vantagem de estudar sozinho é poder fazer isso onde quiser. O dia amanheceu azul e você quer ler os livros para estudar para o Enem em um parque? Você pode! Quer passar o dia revisando o conteúdo de Química em uma biblioteca diferente? Pode também!
Fora isso, você pode – e deve! – fazer passeios culturais que incluam museus, centros culturais e casas de cultura. Isso ajuda a aumentar o repertório e é uma boa estratégia para conciliar a vida social com os estudos.

7. Faça grupos de estudo

Encontre amigos que estão passando pela mesma fase que você e forme grupos de estudos. Vocês podem trocar resumos, anotações, dicas e ainda se juntar para resolver simulados do Enem, treinando o exame por provas anteriores.

8. Intercale matérias

Intercalar matérias – ou até mesmo assuntos específicos – pode te ajudar a fixar melhor o que está estudando. Acontece que, ao fazer isso, o aluno passa a treinar sua memória de longo prazo. Uma técnica perfeita para quem está estudando há um período de tempo maior, como é o caso da prova do Enem.

9. Treine a redação

A redação do Enem vale até 1000 pontos, e é do gênero dissertativo-argumentativo, obrigatoriamente. Isso significa que você não pode fugir disso e escrever uma crônica ou uma carta na sua prova.
Dar título à sua redação não é algo obrigatório, mas, convenhamos: uma redação sem título fica bem estranho, né?

10. Mantenha constância e moderação

Talvez a principal dica de como estudar para o Enem sozinho seja manter a constância nos estudos e saber dosar a vida acadêmica e a social com moderação e equilíbrio. Ter uma rotina saudável, fazer exercícios leves e sair moderadamente com a família e amigos, garante que o candidato fique calmo no dia da prova.
Optar por um cursinho on-line também é uma ótima opção para quem ainda não sabe como estudar sozinho para o Enem. O Kuadro tem opções flexíveis, com os horários adequados à sua rotina. Para saber mais, clique aqui e conheça o Kuadro mais de perto! Realize seu sonho com a gente!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF