COMO FAZER UM PLANO DE ESTUDOS PARA O VESTIBULAR NA QUARENTENA?

A COVID-19 mudou a rotina da vida de todos nós. O mundo parou para tentar conter a doença e, com isso, estamos todos de quarentena, presos em casa. 

Muitos estudantes que estão em fase de preparação para a quarentena se perguntam: E agora? Como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena? 

Se você está nessa situação, fique ligado que vamos te ensinar aqui: como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena. 

O que fazer com as aulas interrompidas? 

 

Saber como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena é especialmente importante, porque os alunos não podem parar a sua preparação para o vestibular. Ainda não sabemos se os vestibulares e outras provas serão adiadas ou, até mesmo, canceladas. 

Por isso, neste período, NÃO PARE os seus estudos. Se você é um aluno que não está fazendo sua preparação em cursos pré-vestibulares, se você depende só da escola para ter acesso às matérias, procure alternativas para continuar a estudar. 

Muitas escolas fornecem livros, apostilas, canais de comunicação, entre outras maneiras. Outras escolas estão disponibilizando conteúdo online. Então, utilize esses canais para não parar. 

Aqueles que estão em cursos preparatórios, aqueles que estão investindo na sua preparação, terão que procurar ajuda da escola. Vá até a secretaria da escola e pergunte o que fazer, e como fazer, para ter acesso aos materiais do cursinho de forma online. 

Precisamos pensar, agora, a longo prazo. Os vestibulares acontecem normalmente no final do ano. Até lá não sabemos como ficará a situação do Brasil, por isso, precisamos estudar. Caso a prova seja adiada ou cancelada, sem problemas, você estará preparado. 

Porém, como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena? Veja nossas dicas a seguir: 

 

Como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena? 

 

Para que um aluno não perca o foco no seu objetivo principal, que é chegar ao vestibular preparado, ele precisa fazer um bom planejamento de estudo. Então, como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena? 

Seguindo as seguintes dicas: 

1 – Identifique suas habilidades e suas dificuldades

O primeiro passo para fazer um bom planejamento de estudos, é identificar quais são suas habilidades, ou seja, quais são as matérias que você tem mais facilidade e quais são as que você tem mais dificuldade de aprender. 

Faça esse filtro para começar. Você vai evitar perder tempo com o que já sabe e vai aprender com mais rapidez aquilo que tem muita dificuldade. 

2 – Adiante a leitura 

Os principais vestibulares do país como UERJ, FUVEST, entre outros, exigem que o aluno faça leituras obrigatórias. Sendo assim, aproveite esse tempo de quarentena para adiantar a sua leitura. 

Lembre-se: veja o lado bom da quarentena, você tem mais tempo livre, então, utilize-o a seu favor. 

3 – Utilize plataformas online

Outra forma de como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena é utilizar plataformas de estudos online. Com essa pandemia instalada no país, muitas plataformas online estão disponibilizando conteúdo importante e de forma gratuita. 

É o que estamos fazendo aqui no Kuadro, disponibilizamos para todos: 

  • Aulas ao vivo;

  • Conteúdo no Youtube;

  • E matérias no blog. 

Busque ajuda online. 

4 – Faça simulados e outras provas

Faça simulados online. Por que é importante fazer simulados e outras provas? Porque você já vai se familiarizando com o tipo de prova que vai fazer no vestibular. 

Por exemplo, utilize provas anteriores disponíveis na internet para fazer um treino. Controle o tempo de execução da prova, aprenda como as questões são estruturadas e veja por onde começar a prova, entre outros fatores que farão toda a diferença. 

5 – Tenha uma rotina de estudos 

Como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena? Nossa última dica, e talvez a mais importante, é que para você conseguir atingir seus objetivos e continuar estudando, você precisa ter uma rotina. 

Tenha uma rotina de estudo e persista nela. Na quarentena, todos estamos sem uma rotina certa. Aqueles que podem ficar em casa, geralmente, não têm hora para acordar, para almoçar e nem para dormir. Isso é muito ruim, pois, para mantermos uma rotina de estudos, é necessária uma rotina fixa. 

Qualquer motivo pode se tornar uma desculpa para não estudar. Por isso, siga a seguinte ordem: 

  • Tenha um horário específico para começar e terminar os estudos;

  • Tenha um local apropriado para estudar;

  • Avise todos em casa que nesse período você não está disponível;

  • Evite distrações como: celular, redes sociais, entre outras. 

Com pequenos gestos, você consegue estabelecer uma rotina diária de estudos. 

 

Já falamos em matérias anteriores que temos que nos acalmar nesse período e utilizar a quarentena a nosso favor. Agora que você sabe como fazer um plano de estudos para o vestibular na quarentena, coloque-o em prática e tenha um bom vestibular. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *