Como ir bem na prova do IME

A prova do IME (Instituto Militar de Engenharia) é um dos vestibulares mais difíceis do país. Ao todo, o Instituto oferece 98 vagas em 10 cursos de graduação em Engenharia – e um em pós-graduação. No momento da inscrição, o candidato discrimina se deseja se formar um Oficial Engenheiro Militar da reserva (que não quer seguir carreira militar) ou da ativa (que deseja seguir carreira militar).
A ampla concorrência do IME tem a ver com sua tradição e reputação nacional e internacional. Foi no ano de 1959 que o IME foi criado, a partir da junção de duas importantes escolas militares: o Instituto Militar de Tecnologia e a Escola Técnica do Exército.
Por conta dessa tradição e concorrência, aqueles que sonham em entrar no Instituto Militar de Engenharia devem se preparar arduamente. Mas, apesar de difícil, esse sonho não é impossível. E nós, do Kuadro, vamos te explicar tudo sobre o vestibular do IME para que você alcance seu sonho!

O IME é um dos vestibulares militares mais difíceis e concorridos do país. Porém, com uma boa preparação, você consegue conquistar a sua aprovação! Clica aqui para saber como!

Como é a primeira fase

No total, o vestibular do IME conta com cinco dias de prova: no primeiro, o candidato enfrenta 40 questões objetivas de Matemática, Química e Física – 15, 10 e 15 respectivamente.
O importante nessa fase é que o vestibulando acerte, pelo menos, 40% de cada uma das disciplinas e um mínimo de 40 questões no total. Essa fase é eliminatória, o que significa que pode ser decisiva ao fim de todas as fases.
Para se dar bem, uma dica importante é fazer as questões que você considera mais fáceis primeiro, e isso vale para todas as matérias. Depois, vá revisando a prova até ter certeza de que executou todas essas que são mais simples e, em seguida, atente-se às mais difíceis e tente resolvê-las. Assim você garante o mínimo de acertos e depois passa para a segunda fase, a fim de aumentar a sua nota.

Banner ITA/IME

As provas dissertativas

A segunda fase é composta por quatro dias de prova, cada um com quatro horas de duração. A ordem dos dias de prova do IME é: Matemática, Física, Química e, por último, Inglês e Português. Cada um dos dias têm 10 questões dissertativas.
É necessário que o candidato tenha uma nota igual ou maior a quatro em todas as disciplinas de questões dissertativas. Quem for aprovado nessa fase ainda deve ser submetido a um teste de aptidão física.

E como se preparar?

Constância e disciplina. Essas são duas palavras-chave para o aluno que deseja ser aprovado, não apenas no IME, mas em todos os concursos militares.
Durante o ano é necessário que o candidato tenha foco. Para isso, é importante montar um bom cronograma de estudos que seja baseado em questões de anos anteriores e que contemple toda a disciplina que será cobrada nos dias de prova.
Estude uma média de horas razoável e se atente mais à regularidade do que a quantidade em si. Ou seja, ao invés de estudar 18 ou 20 horas por dia sem parar, crie uma rotina saudável, que englobe estudo, descanso e prática de atividades físicas. Essas últimas são indispensáveis, já que uma das fases do vestibular do IME cobra um bom condicionamento físico.
Nesse sentido, optar por um cursinho pré-vestibular on-line pode ser a chave para o sucesso da sua aprovação. Com ele, você consegue organizar uma rotina de estudos que contemple as disciplinas mais cobradas e, ainda assim, encaixar exercícios físicos que vão te ajudar a ser aprovado na última etapa do processo seletivo.

A rotina de um estudante do IME

Diferente das outras faculdades de Engenharia, o aluno do IME é sujeito não apenas ao aprendizado técnico, mas também à prática e dia a dia de um Oficial das Forças Armadas. Isso significa que ele deve aprender a realizar todas as atividades militares, tanto as físicas, como escaladas e técnicas de sobrevivência, como participar de solenidades e cerimônias formais.
O Instituto Militar de Engenharia tem sede no Rio de Janeiro, no bairro da Urca. Os estudantes que não residirem na cidade do Rio têm direito a alojamento. Esses são divididos entre os que optam pela vaga da ativa e os que optam pela vaga da reserva. Os primeiros têm esse direito concedido do primeiro ao quarto ano. Já os últimos, apenas durante o primeiro ano.
Os cursos de Engenharia do IME têm duração de cinco anos e prepara profissionais aptos a atuar em muitas áreas do mercado, com prestígio e qualificação reconhecida pelas mais importantes empresas nacionais e internacionais.
Agora que você já sabe tudo sobre a prova do IME, é hora de arregaçar as mangas e estudar para realizar seu sonho! No site do Kuadro você encontra artigos completos, com dicas, além de opções de cursinhos pré-vestibular que vão te ajudar a conquistar seu sonho. Entre no blog do Kuadro e confira!

O IME é um dos vestibulares militares mais difíceis e concorridos do país. Porém, com uma boa preparação, você consegue conquistar a sua aprovação! Clica aqui para saber como!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF