Como ir bem na prova objetiva de física da FUVEST?

Com a consolidação do Enem como maior vestibular do Brasil, muitos dos vestibulares que ainda existem buscam também se adaptar ao modelo de questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Neles existem inúmeras questões interdisciplinares, isto é, perguntas que para serem respondidas necessitam de conhecimentos de duas ou mais matérias.

Entretanto, esse não é o caso da prova de física da  Fuvest. Mesmo com o passar dos anos, ela continua cobrando muito mais o conhecimento da Física do que a capacidade de interpretação dos candidatos. É um tipo de vestibular que exige um estudo muito mais aprofundado e requer mais tempo de preparação. Por isso, visando otimizar o seu tempo, nós do Kuadro analisamos os conteúdos mais cobrados nos últimos anos na prova de física objetiva da Fuvest, bem como o estilo das questões:

Prova objetiva de física da FUVEST

Dessa forma, temos algumas dicas para você fazer a melhor prova de física na FUVEST!

  • Um quarto da prova é composta por questões de mecânica. A grande maioria são questões clássicas, ou seja: após se assegurar de que sabe a teoria, se prepare para a prova de física resolvendo provas de anos anteriores. Nelas você encontrará inúmeras questões que caem com uma certa recorrência, mudando apenas os dados do problema.
  • Uma característica da prova da Fuvest é a boa distribuição das questões entre todos os conteúdos de física. Por isso, não existe parte da matéria que possa ser desprezada, inclusive alguns detalhes ou fórmulas que são específicas. No caso de gases, as questões não costumam ser cobradas na prova de física, mas sim na de química e por isso não estão contabilizadas nos dados.
  • Nos últimos anos, radioatividade foi um assunto bastante recorrente na prova,  assim como reflexão e refração. É uma boa ideia estudar bem esses assuntos, pois podem tranquilamente aparecer de novo.
  • Faça todas as questões com atenção. Erros de conta podem comprometer a prova de alguém que já fez a parte mais difícil , que é dominar os conceitos físicos envolvidos em cada questão.
  • Física costuma ser uma matéria que aterroriza grande parte dos candidatos. Faça a prova com calma e segurança e você já estará um passo a frente dos outros candidatos.

Esperamos que com essas dicas você possa levar bem a prova de física e, com ela, se diferenciar da maioria. Gostou desse artigo? Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário e nos ajudar a trazer cada vez mais informações para você!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF