Como montar uma rotina de estudos eficaz? Confira!

Você que está se preparando para provas como ENEM, FUVEST, ITA, entre outras, deve estar em um dilema: como montar uma rotina de estudos que realmente funcione? 

Essa tarefa não é fácil, principalmente para aqueles que não gostam muito de estudar. Para aqueles mais disciplinados, estudar pode ser uma tarefa mais simples. 

Você faz parte de qual time? Se não gosta de estudar, calma! Temos a solução para você. Preparamos algumas dicas de como montar uma rotina de estudos e deixar a sua jornada mais leve e prazerosa. 

Veja as dicas a seguir: 

Como montar uma rotina de estudos que funcione? 

Aqui no Kuadro, procuramos ensinar aos nossos alunos a estudarem de verdade. Eles saem preparados para qualquer prova e, ainda, aprendem a estudar qualquer coisa depois.

O segredo é manter uma rotina apropriada que se encaixa no seu dia a dia. Veja nossas principais dicas a seguir: 

1 – Defina o seu objetivo principal

Qual é o seu objetivo principal ao montar uma rotina de estudos? Você vai prestar a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio? Vai prestar o vestibular do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica? Ou vai apenas estudar um idioma, um curso profissionalizante, entre outras coisas. 

Essa definição é muito importante na hora de saber como montar uma rotina de estudos adequada e quantas horas você vai precisar para alcançar esse objetivo. 

2 – Estabeleça prioridades

Os estudos devem estar na sua lista de prioridades nesse período. Por que? Porque normalmente as provas e vestibulares já têm uma data certa para acontecer. Então, você não pode ir deixando para depois. 

Coloque os estudos em primeiro lugar no seu dia a dia, e deixe as tarefas menos importantes como: recreações, academias, entre outras, em segundo plano. 

Assim, ficará mais fácil criar uma rotina de estudos menos exaustiva.
Para aprender ainda mais rápido, clique e baixe o E-book “Método Kuadro de Aprovação”

3 – Tenha horários fixos 

Para que você consiga fazer dos estudos uma rotina, você precisa ter um horário fixo para os estudos. Seja ele de manhã, de tarde ou de noite, esse horário precisa existir. 

Uma dica que sempre damos aos nossos alunos é: para montar uma rotina de estudos eficiente, escolha aquele horário que o seu cérebro trabalha melhor. Temos alunos que preferem acordar mais cedo para estudar, pois a mente ainda está fresca. 

Já outros que trabalham durante o dia, deixam os estudos para o período da noite. 

Enfim, não importa o horário, o importante é estudar sempre nesse mesmo horário estabelecido. Assim, você não tem desculpas para não estudar. 

4 – Tenha um local fixo 

Assim como é importante ter um horário fixo para os estudos, é importante, também, você encontrar um local fixo e apropriado para os estudos. 

Pode ser o seu quarto, um espaço externo da casa, ou até mesmo no trabalho, não importa. Ele precisa ser calmo, tranquilo e livre de distrações. 

Ter um local apropriado é importante, pois você pode parar os estudos em um dia e continuar no outro, sem ter que guardar os livros, cadernos, anotações e recados. Assim, você não fica com preguiça de continuar a estudar. 

5 – Tenha um plano de estudos 

Agora que você já definiu seus objetivos, estabeleceu suas prioridades, já tem um horário e um local para os estudos, chegou a hora de fazer um plano de estudos. 

Sim, para montar uma rotina de estudos é muito importante ter um plano, pois com base nele, você vai conseguir definir quais matérias você precisa de mais tempo para assimilar, e quais são as que você possui um conhecimento maior. 

Como fazer isso na prática? Divida o período de estudos por semana e tenha uma meta a cumprir. Comece com as matérias mais difíceis e deixe as mais fáceis para depois. 

Por exemplo, se você tem 3 meses até a data da prova, separe as e divide-as em 12 semanas. Isso vai fazer você estudar de uma forma mais tranquila e sem correria. 

Para aprender ainda mais rápido, clique e baixe o E-book “Método Kuadro de Aprovação”

6 – Faça uma avaliação de evolução

 Em todas as semanas, pare e analise como foi a sua evolução. Verifique se você realmente aprendeu a matéria e depois siga em frente. Se você não atingiu a meta semanal, procure atingi-la na semana seguinte. Não deixe para a última hora. 

Assim, você vai conseguir analisar como está o seu progresso e se está atingindo tudo o que foi planejado. Montar uma rotina de estudos pode ser um desafio, mas os resultados são incríveis.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF