Chat with us, powered by LiveChat

Como passar num curso concorrido no ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil. Ao todo, 6.7 milhões de estudantes realizarão a prova em 2017 e tentarão passar em mais de 150 universidades de todo o país.

 

Com esses números dá para perceber uma coisa: a concorrência é alta! São pessoas que se prepararam o ano inteiro (ou até mais de 1 ano) tentando conseguir entrar na tão sonhada faculdade.

Se passar em qualquer curso já demanda muito esforço, imagina escolher as vagas com maior número candidato vaga? Mas fique tranquilo. Nós do Kuadro reunimos umas dicas que podem ser extremamente úteis para você conseguir o seu objetivo.

Primeiro… quais os cursos mais concorridos no ENEM?

Em 2016, o ENEM tinha registrado o número de 6.1 milhões de inscritos. Ao todo, destes inscritos, 40% se inscreveram no SiSU para tentar uma vaga em uma universidade pública. Dentre todos os cursos, os que tiveram maior nota de corte foram:

  • Direito – Universidade Federal Fluminense (UFF): 837,8 pontos
  • Medicina (cotas) – Universidade de São Paulo (USP): 831,3 pontos
  • Medicina – Universidade de Brasília (UNB): 829,6 pontos
  • Medicina – Universidade Federal do Paraná (UFPR): 826,2 pontos
  • Medicina – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 822,31 pontos

Como se pode ver, dos 5 com notas de corte mais altas no ENEM, 4 eram de medicina. O Kuadro tem uma turma especial para quem quer passar em medicina, com professores qualificados, material de primeira e orientação pedagógica te acompanhando e garantindo que você alcance seu objetivo.

Foco na redação – ela vale muito!

O ENEM é composto por 4 provas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) mais uma redação. Tirando os pesos específicos de cada um dos cursos, a redação tem o valor equivalente a uma prova de múltipla escolha com 45 questões.

A dica é: pratique com referências. Veja nos anos anteriores as redações que conseguiram atingir a maior nota, quais foram as temáticas e perceba os padrões. Além disso sempre esteja informado com as atualidades para saber o que pode cair. Neste artigo reunimos dicas para você fazer a melhor redação possível.

Faça primeiro as questões que você sabe

Se você se deparou com uma questão que está tomando muito tempo para ser resolvida, pule-a. O seu tempo durante o ENEM é muito precioso para que você perca tempo demais com perguntas que você não consegue responder na hora.

Por isso você deve focar em terminar aquilo que você pode fazer rapidamente. Assim sobra tempo para focar nas mais difíceis para você ao final da prova.

Tome um tempo para respirar e tomar uma água

Sei que eu falei que o tempo é precioso, mas, tirar alguns segundos para dar uma pausa e oxigenar o cérebro é essencial para que você consiga resolver as questões.

Vai chegar um momento que você não vai mais aguentar ver perguntas e múltiplas escolhas na sua frente. Neste momento, não se desespere! Respire fundo, beba água, coma algo, vá ao banheiro. Enfim, faça qualquer coisa para dar uma relaxada e voltar com todo o gás para resolver o resto da prova.

Estude mais que os outros

Essa é óbvia, mas, sem ela, você não vai chegar a lugar nenhum. Se o seu curso é o mais concorrido de todos, você deve estudar mais que os demais para conseguir o seu objetivo – a vaga no ensino superior.

Para ajudar você nessa empreitada, o blog do Kuadro está com um conteúdo de primeira! Com certeza vai transformar o seu desafio em algo mais fácil.

bolsa de estudos graduação e pós quero bolsa

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

Blog Kuadro