Como revisar os meus estudos na quarentena?

Esse artigo foi tirado de um podcast! Caso prefira assistir o vídeo clique aqui.

Um ponto importante que todos devem levar em consideração na hora de estudar é como revisar os estudos. Isso mesmo, a revisão de uma matéria estudada é tão importante quanto o primeiro contato com ela. Mas agora na quarentena, você deve estar se perguntando: Como revisar os meus estudos na quarentena

Se você está aí perdido sem saber para onde ir, acompanhe as informações a seguir. Vamos explicar porque a revisão é muito importante, porque você não deve deixá-la de lado e como você pode revisar os seus estudos na quarentena

Acompanhe e saia na frente nos seus estudos. 

Porque revisar os estudos é importante? 

Antes de saber mais sobre como revisar os seus estudos na quarentena, você precisa ter um plano de ação e escolher a forma como vai estudar. Você sabia que existem duas formas diferentes de estudos? 

Sim, uma delas é aquela que aprendemos na escola. Funciona assim: ficamos tranquilos um determinado período, só absorvendo as matérias e, depois, próximo ao período das provas é que começamos a estudar, de fato, para a prova. 

No entanto, existe a maneira correta de estudar. Se você realmente quer aprender, você precisa estudar um pouco todos os dias, só assim você conseguirá assimilar a matéria e realmente vai se tornar perito nela. 

Por que, então, revisar a matéria já que ela está sendo estudada todos os dias? Porque quando aprendemos algo, logo já passamos a esquecer o assunto. Normalmente, depois de dez dias já teremos esquecido 40% da matéria. Por isso, a revisão é tão importante. 

Como, então, fazer uma revisão de qualidade? Como revisar os seus estudos na quarentena? 

Veja a seguir: 

Como revisar meus estudos na quarentena? 

A maioria dos alunos não sabe como fazer uma revisão completa e bem objetiva. Por isso, resolvemos trazer esse assunto aqui, porque ele é muito importante e muitos estão revisando os seus estudos da maneira errada. 

Notamos que muitos alunos mudaram a sua rotina de estudos por conta da quarentena, alguns estão no caminho certo, aumentaram a carga horária de estudos e estão conseguindo fazer as devidas revisões. 

Mas alguns deixaram de estudar, começaram a procrastinar e estão deixando para depois, já que possuem muito “tempo livre”.

Isso é um erro. Nessa quarentena você que deseja passar no vestibular deve continuar normalmente com os seus estudos e aplicar a revisão. 

Para não cair no erro citado acima, veja como fazer uma revisão eficiente e que realmente vai te ajudar nas provas, seja ela do ENEM ou de vestibulares.

1 – Faça exercícios 

Não adianta fazer uma revisão lendo a matéria já estudada, você vai precisar fazer exercícios com base na matéria. Porque isso vai te ajudar a lembrar o assunto e também a treinar. 

Por isso, coloque na sua revisão exercícios específicos para cada matéria. 

2 – Revise a matéria a cada cinco dias 

A revisão deve ser feita a cada cinco dias. Ou seja, você deve estudar por 4 dias e, no quinto, você deve revisar toda a matéria. Isso é muito importante para que ela fique fixa na sua mente. E daí, sim, você poderá passar para as próximas matérias. 

3 – Organize os assuntos por requisitos 

O que isso significa? Quando for estudar um assunto, faça um planejamento para que a próxima matéria dependa da anterior. Assim, você vai ter que revisar a matéria anterior para estudar o próximo. 

Com isso, você vai ganhar tempo e naturalmente você já estará fazendo uma revisão. É incrível como você vai começar a lembrar toda a matéria estudada. 

Eles são chamados Inter temas. 

4 – Otimize o seu tempo 

Continuando nossas dicas de como revisar os seus estudos na quarentena, é importante mencionar que nesse período difícil, precisamos ver o lado bom das coisas, e que de bom essa quarentena nos trouxe? Agora temos mais tempo. Então, otimize o seu tempo para estudar mais e com maior qualidade. 

Por exemplo, se você, antes, tinha que ir até o cursinho presencial e, agora, está estudando de casa, utilize o tempo de transporte até a escola e faça uma boa revisão. É claro que você não precisa estudar o dia todo, mas utilize da forma correta o seu tempo extra. 

5 – Utilize seu tempo livre de forma sábia

No seu tempo livre melhore os seus hábitos. Ao invés de jogar videogame, leia um bom livro. Os livros ajudam a aumentar a nossa inteligência, por isso, crie o hábito de ler bons livros. 

6 – Faça anotações 

Depois de ler um livro sobre determinada matéria, faça anotações. Depois, alguns dias depois, revise essas anotações com exercícios. Aqui nesse ponto, você já pode incluir simulados. Isso fará com que você grave a matéria e consiga resolver as questões futuramente. 

Dica extra de como revisar os seus estudos na quarentena: faça exercícios do mesmo assunto cinco dias depois, com consulta. Consulte o mesmo material que você estudou, estude também as suas anotações. 

Temos certeza que com essas dicas você vai conseguir revisar os seus estudos de forma eficaz e certeira! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *