Como se manter na faculdade?

Para muitos vestibulandos, o sonho de entrar na faculdade esbarra na falta de condições financeiras para completar o curso. Muitas vezes precisamos gastar com livros e materiais para as aulas, além disso há custos de moradia, transporte, alimentação, entre tantos outros.  Para tentar reduzir esse problema, muitas universidades e instituições oferecem diversas formas de auxílio para estudantes durante a graduação.

Muitos estudantes, quando são aprovados no vestibular acabam saindo de casa para morar em outra cidade. Muitas universidades públicas oferecem um valor de auxílio moradia ou até mesmo oferecem casa para os estudantes que não tem condições de pagar um local para ficar durante os anos de faculdade.  Entre os principais auxílios para os estudantes estão:

Iniciação científica 

Além de muito importante na vida acadêmica (saiba mais nesse post), é um auxílio financeiro oferecido por instituições como Fapesp e CNPq em que o estudante deve dedicar parte do seu tempo para um projeto de pesquisa. O aluno é orientado por um docente da universidade, deve desenvolver algum projeto científico e apresentar os resultados obtidos à instituição que financia o trabalho. 

Auxílios oferecidos pelas faculdades

Faculdades públicas e particulares oferecem diversos tipos de bolsas para os estudantes.  Nas particulares é possível obter descontos para alunos de baixa renda, descontos para funcionários e seus familiares, entre outros tipos de bolsas. Entre no site ou ligue para a faculdade de seu interesse e se informe sobre os tipos de auxílios que são oferecidos. Nas universidades públicas existem muitos auxílios que podem ajudar os estudantes, entre eles estão bolsa-aluguel, auxílio alimentação, moradias estudantis, bolsas emergenciais, entre outras. Cada universidade possui suas modalidades de bolsas e auxílios para os estudantes. Você pode descobrir através do serviço social ou departamento de auxílio estudantil que muitas universidades possuem. 

FIES

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil – um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais em instituições pagas e com avaliação positiva pelo MEC. O programa tem como objetivo financiar o curso de graduação de alunos que não possuem condições de arcar com os custos de uma faculdade. 

PROUNI

O ProUni – Programa Universidade para Todos- foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2004 e tem como objetivo oferecer bolsas de estudo em faculdades particulares.  As bolsas que são oferecidas aos estudantes pode ser integrais ou parciais – 50% das mensalidades são pagas pelo estudante. Essas bolsas são destinadas a estudantes brasileiros que não possuem renda suficiente para pagar um curso e que não possuem diploma de nível superior. Para obtenção de bolsa do PROUNI, o aluno precisa ter feito o ENEM, uma vez que o estudante precisa de uma nota mínima para concorrer aos descontos.

Logo estarão saindo os resultados de muitos vestibulares, esperamos que nossas dicas tenham ajudado! Caso tenha dúvidas, pesquise nos sites das universidades – já que cada instituição possui suas próprias políticas de auxílios estudantis e assim será mais fácil para saber como é a concessão de benefícios da faculdade escolhida por você. Estude e se prepare para as provas e o sucesso é garantido! Nós aqui do Kuadro estamos na torcida por você! 

A Carla é formada em Biologia pela UNICAMP. Ela é professora do Kuadro e pode ser vista em várias das nossas aulas ao vivo. Quer saber mais sobre a matéria? Deixe sua pergunta nos comentários.

Blog Kuadro