sombra

Como se preparar para o Enem em 3 meses

Nos últimos anos o ENEM se tornou o maior vestibular do país, sempre ultrapassando a casa dos milhões de inscritos. Em 2018, foram 5,5 milhões! Você está correndo contra o tempo para estudar tudo que precisa? A gente te mostra como se preparar para o Enem em 3 meses!

Conheça suas limitações

O primeiro passo para se preparar para o Enem em 3 meses é entender no que você está falhando e quais as suas maiores dificuldades. Lembre-se: resta pouco tempo até as provas e você não deve desperdiçá-lo.

Busque o conteúdo programático do Enem e trabalhe para aprender o que ainda não sabe. O que costuma cair mais em cada disciplina? Quais os autores mais cobrados? Dentro destes conteúdos, você vai analisar o que já sabe e o que ainda precisa aprender. A partir daí, vai focar em estudar o que não sabe.

Dica: Se ao fazer essa análise você percebeu que suas limitações são grandes (ou seja, há muitos conteúdos que você precisa aprender), comece a estudar pelos assuntos mais básicos.

>> Ainda dá tempo de mandar bem no ENEM esse ano! Conheça nosso Curso Intensivo ENEM. <<

Monte um cronograma e um horário de estudos (e siga!)

Agora que você já sabe o que deve estudar, você deve se planejar e organizar seus estudos a curto e longo prazo. Somente com planejamento você vai conseguir estudar tudo que precisa para o Enem em 3 meses.

Comece do mais amplo para o mais restrito. Monte primeiro seu cronograma de estudos, com todos os assuntos que você precisa estudar até as provas. Você deve dividir, de modo geral, as disciplinas de precisa estudar ao longo do tempo que tem disponível.

Depois, frequentemente, monte horários de estudo semanais. Na organização dos horários de estudo você vai analisar se precisa avançar ou rever algum conteúdo. Considere todo o seu dia:

  • horários de aula na escola
  • tempo de estudo em casa
  • descanso
  • tarefas básicas (alimentação, higiene)

 

Lembrando que você tem pouco tempo. Então foque, tanto no cronograma quanto no horário de estudos, em estudar os conteúdos mais difíceis.

Atenção para a redação

Todo vestibulando sabe da importância da redação no ENEM! Para ser aprovado em qualquer curso, você não pode zerar a redação. Além disso, ela é a única das áreas do conhecimento do ENEM em que você pode tirar nota 1000 (por conta da correção TRI). Então nem precisamos te lembrar de como você deve dar atenção a ela, certo?

Busque compreender a estrutura da redação do ENEM e o que ela precisa ter, independentemente do tema cobrado. É importante saber escrever uma redação em modelo dissertativo-argumentativo com proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos.

Separe um tempo da sua semana para treinar a redação. Se possível, analise o tempo que você leva, incluindo o tempo para passar o rascunho a caneta caso você escreva inicialmente no papel.

Não importa qual área você deseja cursar, saber escrever e expor seus argumentos é essencial para garantir uma boa nota no ENEM 2018!

Revisar

Agora que você já organizou seu tempo, estudou os conteúdos em que tem mais dificuldade e praticou a redação: é hora de revisar!

Leia, faça resumos e, principalmente, treine com exercícios. Na reta final dos estudos é essencial praticar o que você aprendeu para fixar o conteúdo.

>> Revise o que precisa para passar em Medicina pelo ENEM! Conheça o Curso Intensivo Medicina do Kuadro. <<

Não menospreze o descanso

Por último mas não menos importante: não deixe de descansar! Seu corpo não é uma máquina e até mesmo para ter um bom desempenho você precisa estar descansado!

Separe momentos, mesmo que curtos, de distração e lazer com os amigos e a família. Seu corpo e sua mente vão agradecer!

Estude para o ENEM em 3 meses com o Kuadro

O Kuadro facilita esse processo para você! Já temos organizado tudo que você precisa estudar para o Enem em 3 meses. 

Conheça nossos cursos:

Curso Intensivo ENEM

Curso Intensivo Medicina

Curso de Revisão ITA-IME

O que você achou?