Como ser 10X mais confiante no dia da prova?

Como ser 10X mais confiante no dia da prova?

A prova do ENEM é muito importante para conseguir uma bolsa de estudo nas principais universidades públicas do país. Por isso, ela gera muita ansiedade e também medo.
Mas você já pensou, em estar no dia da prova 10X mais confiante do que os demais concorrentes? Já pensou estar totalmente preparado para o exame e ir sem medo? 

Isso não é um mero sonho, isso é possível. Quer saber como? Veja a seguir as dicas que os profissionais aqui do Kuadro, tem para você. Com essas dicas você vai estar 10X mais confiante no dia da prova. Acompanhe: 

O que fazer para estar 10X mais confiante no dia da prova? 

Aqui no Kuadro nossos profissionais são altamente qualificados para te ajudar nessa etapa de estudos. Todas as nossas dicas, são reais, realmente são aplicadas na prática e por isso, podemos passar aos alunos com confiança, certos de que o método vai funcionar.

Siga os seguintes passos:

Adote um método de dados

Para que os seus estudos alcancem o objetivo esperado, é preciso organização. Esse método de dados serve justamente para isso.
Com ele será possível fazer um planejamento real de como estudo e também das matérias a estudar. Assim, ficará mais fácil estar 10X mais confiante no dia da prova.
Não se esqueça que a disciplina é fundamental, principalmente se você não tem o hábito de estudar com frequência. Com o ENEM se aproximando, você deve se obrigar a estudar. 

Siga os sete passos a seguir, e tenha sucesso nos estudos: 

1 – Monte um cronograma com tópicos que você precisará cumprir

Faça uma lista com as matérias que você precisa estudar. Analise o que é mais difícil, o que vai levar mais tempo e o que mais você tem dificuldade. A partir dessa lista, você consegue montar um cronograma de estudos.
Daí é importante seguir à risca esse cronograma. Não fuja dele, para não se perder. 

2 – Defina prazos e metas para estudar cada um desses tópicos

O segundo passo é colocar em prática o cronograma, definindo o período de estudo de cada desses tópicos. Defina também a nota que você deseja atingir, a quantidade da matéria que precisa estudar, entre outros.
Faça isso semanalmente, assim você consegue adaptar as matérias e descobrir quais são as mais fáceis e as mais difíceis.
Por exemplo, se você deseja atingir a nota 7, estude determinado tempo, se você quer nota 9, aumente o seu estudo, e assim por diante. 

3 – Registre o seu desempenho

Faça um registro semanalmente ou diariamente, de como anda o seu desempenho. Analise se você progrediu ou não.
Esse registro é muito importante para irmos ao quarto passo.

4 – Compare o seu desempenho atingido

Com esse registro no ponto 3 em mãos, você consegue comparar o que aprendeu com as suas metas estabelecidas.
Verifique o seu desempenho real, será que atingiu a meta esperada? Se não, pense em como melhorar e como atingir essa meta. Mas como fazer isso? Indo para o quinto passo.

5 – Identifique o que te ajudou e o que te atrapalhou

Uma vez por semana, pare e identifique o que você fez na semana, que te ajudou a tingir o seu objetivo. Por exemplo, que horas você estudou matemática e se saiu melhor? Qual o método que você utilizou que mais rendeu? Perceba esses pontos e utilize a seu favor.
Também identifique o que te atrapalhou. Se você percebeu que fez algo que não ajudou, anote e tente não repetir o mesmo erro.
Saber identificar o que te ajudou e o que te atrapalhou, vai te ajudar a progredir de forma mais rápida e mais objetiva. Assim, você vai conseguir estar 10X mais confiante no dia da prova.
O que fazer com essas informações? 

6 – Invista nos acertos, mas não cometa os mesmos erros

Um passo importante a seguir para obter sucesso real nos estudos, é utilizar o que foi bom a seu favor.
Ou seja, aquilo que você percebeu que te ajudou, use novamente. Se você teve um maior desempenho em determinado horário do dia, por exemplo, estude sempre nesse mesmo horário.
Não cometa os mesmos erros, ou seja, o que se atrapalhou, reajuste, mude. Se você deixou alguma matéria para o final de semana, e percebeu que não conseguiu estuda-la, não faça mais isso. Identifique o que não te ajuda e fuja dele. 

7 – Reajuste a sua meta. 

Para você apostar nos acertos e fugir dos erros, será necessário fazer um reajuste nas suas metas.
Aumente as metas para aquilo que for mais fácil e diminui para o que for mais difícil. Assim, você vai aumentando o seu progresso gradativamente. E não corre o riso de perder tempo. 

Temos certeza que com esses passos você vai chegar 10X mais confiante no dia da prova e ganhar da concorrência! 

 

Blog Kuadro