Comvest divulga calendário do vestibular 2019 da Unicamp

Comvest divulga calendário do Vestibular 2021 da Unicamp

Nesta segunda-feira (6), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (COMVEST) divulgou o calendário do vestibular 2021 da Unicamp.
As inscrições serão do dia 31 de julho a 8 de setembro e devem ser feitas no site da Comvest. O pagamento pode ser feito até o dia 10 de setembro. O valor da inscrição é de R$170,00.
A primeira fase do vestibular está marcada para 22 de novembro (domingo). Já a segunda fase acontecerá já em 2021, nos dias 10 e 11 de janeiro (domingo e segunda).
Na prova passada, a Unicamp contou com mais de 72 mil inscritos na disputa por 2.589 vagas; e outros 17,3 mil candidatos em busca das 645 vagas oferecidas pelo processo via Enem.

FORMATO DA PROVA

Não haverá mudanças no formato da prova de 2021 em relação ao ano anterior. A primeira fase do processo seletivo será composto por 90 questões de múltipla escolha entre as disciplinas do Ensino Médio: Português, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês. A prova inclui também questões interdisciplinares.
A segunda fase é composta por questões dissertativas e uma redação:

  • 1º dia: Redação e prova dissertativa de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa

  • 2º dia: Prova comum a todos os candidatos de Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além de questões específicas de acordo com o curso escolhido:

  • candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;

  • candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;

  • candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

ISENÇÃO DA TAXA

O período para solicitação de isenção da taxa do vestibular 2021 da Unicamp é do dia 4 a 22 de maio. Assim como as inscrições, o pedido de isenção também deve ser feito pela página da Comvest.
É necessário o envio da documentação, também pelo site, dentro do mesmo prazo. A isenção da taxa é aplicada a:

  1. Candidatos com famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo mensal)

  2. Funcionários da Unicamp

  3. Estudantes que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura e Tecnologia: Licenciatura em Ciências Biológicas – Noturno; Licenciatura em Letras – Noturno; Licenciatura Integrada em Química / Física – Noturno; Licenciatura em Matemática – Noturno; Licenciatura em Física – Noturno; Licenciatura em Pedagogia – Noturno; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Noturno e Tecnologia em Saneamento Ambiental – Noturno.

Demais formas de ingresso
Além do vestibular tradicional e do Enem-Unicamp, há outras formas de ingresso para os cursos de graduação, como a modalidade Vagas Olímpicas e o Vestibular Indígena. Os respectivos editais serão divulgados em breve pela Comvest e as datas de inscrições estão indicadas abaixo:

Vestibular Indígena

Inscrições: 20 de agosto a 21 de setembro de 2020

Enem-Unicamp

Inscrições: 15 de outubro a 16 de novembro de 2020

Vagas Olímpicas

Inscrições: 17 de novembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021

Vagas Remanescentes (transferências)

24 de agosto a 11 de setembro de 2020

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2021 DA UNICAMP

Isenção: 4 a 22 de maio de 2020.
Inscrição: 31 de julho a 8 de setembro de 2020. Pagamento até 10/09
Provas de Habilidades Específicas de Música: Etapa 1 (envio de vídeos) – 14 a 21 de setembro de 2020; Etapa 2 – 18 e 19 de outubro de 2020.
Prova 1ª fase: 22 de novembro de 2020.
Provas 2ª fase: 10 e 11 de janeiro de 2021.
Provas de Habilidades Específicas: 14 a 16 de janeiro de 2021
Divulgação e matrícula da 1ª chamada: a definir
Para mais informações sobre a Unicamp e outros vestibulares, fique sempre de olho no Blog do Kuadro!

 

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

Blog Kuadro