Como posso conciliar rotina cheia e cursinho online

Como posso conciliar rotina cheia e cursinho online?

Muitos estudantes têm encontrado cada vez mais dificuldades para conseguir administrar seu tempo e conciliar rotina cheia e cursinho online. Equilibrar o tempo de aula, de estudo, de lazer e de outras atividades é uma tarefa difícil e deixa muitos vestibulandos ansiosos. Se esse é o seu caso, veio ao lugar certo! Separamos algumas dicas de como administrar melhor o tempo para facilitar a vida de quem tem uma rotina muito cheia.

É possível conciliar rotina cheia e cursinho online?

Muitos dizem que essa combinação não é fácil de pôr em prática, mas ela pode ser mais simples do que imaginamos.

Um estudante pode ter a rotina atarefada por conta de diversas atividades. Trabalho, cuidar de parentes, atividades físicas, projetos voluntários, entre outros. Mas, com organização, as atividades que ele tem além dos estudos podem fazer seu dia render mais.

Parece estranho? Vamos te mostrar por que não é.

Produtividade

Pense da seguinte maneira: quando temos apenas uma atividade a ser feita, nosso cérebro “pensa” que temos muito tempo para fazê-la. Então, por exemplo, se um estudante tem a tarde inteira para estudar um conteúdo curto, seu cérebro “relaxa” e ele pode passar literalmente a tarde toda estudando apenas isso.

Então se, por conta da rotina cheia, o estudante dispõe de menos tempo para estudar, ele provavelmente aproveitará melhor os intervalos de tempo que tem para estudar e isso aumentará sua produtividade.

Planejamento

Para ter produtividade é necessário planejamento. Conciliar rotina cheia e cursinho online exige que o aluno organize seu cotidiano, separando tudo que ele precisa estudar e estabelecendo horários e objetivos.

Como montar o horário de estudos

Depois de organizar quais os períodos que ele tem para estudar, ele deve selecionar quais disciplinas estudará em cada dia.

A fundadora do Kuadro, Lucimara Anacleto, explica como essa seleção deve ser feita: “O legal é ele considerar as disciplinas que ele tem muita afinidade, mais facilidade, e disciplinas que ele tem mais dificuldade, e juntar essas duas no mesmo dia. Isso vai tornar a rotina dele menos pesada”.

Abaixo, você pode ver como montar seu próprio horário de estudos.

Destinar um tempo para a distração

Sabemos que passar no vestibular demanda muito esforço e tempo de estudo. Para pessoas que precisam conciliar rotina cheia e cursinho online, essa cobrança pode ser ainda maior. Mas é muito importante destinar um tempo para o lazer e a distração.

O descanso é importante para que o cérebro consiga armazenar o que foi estudado. Além disso, o descanso ajuda a aumentar o rendimento dos estudos.

Por isso, é importante fazer pausas entre os estudos e as demais atividades. Destinar um tempo da semana para se distrair é essencial. Assim, você consegue arejar seu cérebro e deixá-lo preparado para arrasar nos estudos!

O que achou desse post? Te ajudou? Continue acompanhando nosso Blog e o nosso Canal para mais conteúdos sobre vestibular!

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

Blog Kuadro